Defesa Civil ensina primeiros socorros para moradores do Jóquei
Agentes da Defesa Civil de São Gonçalo ensinaram primeiros socorros para cerca de 30 moradores do Jóquei na tarde da última terça-feira (23). A ação, que acontece regularmente pelo município, tem como objetivo levar mais conhecimento à população. A solicitação foi feita pelos próprios gonçalenses, que entendem a importância dos agentes e do trabalho da subsecretaria.
Durante a ação, que aconteceu em um prédio do bairro, foram ensinadas algumas técnicas de primeiros socorros, como a diferença entre um paciente clínico (com urgências clínicas, como diabetes e hipertensão) e paciente traumático (que sofreu trauma, como uma queda), formas de transporte de vítimas, checagem do pulso carotídeo para identificar o batimento cardíaco, obstrução e desobstrução das vias aéreas e a massagem de desengasgo.
“São informações relevantes para todas as pessoas. Esses ensinamentos podem auxiliar tanto na vida pessoal quanto profissional em situações de emergência que essas pessoas venham a passar. Foi uma aula proveitosa e percebemos que os alunos adoraram, inclusive sugerindo novas atividades para datas posteriores, o que será atendido pela Defesa Civil assim que possível. São técnicas que não substituem, claro, o atendimento médico especializado, mas pode auxiliar quando necessário”, explicou o subsecretário de Defesa Civil, major Felipe Assumpção.
Estas orientações também são dadas para crianças de escolas municipais, pelo projeto ‘Defesa Civil nas Escolas’. Moradores que, em grupo, quiserem aprender sobre a prática, podem se inscrever, entrando em contato com a Defesa Civil pelo e-mail: defesacivil@saogoncalo.rj.gov.br.

