Trânsito de Niterói terá Alterações

A Prefeitura de Niterói deu início, nesta segunda-feira (17), às obras de macrodrenagem da Bacia A de Charitas, na Zona Sul da cidade. Realizado pela Empresa de Infraestrutura e Obras de Niterói (ION), o projeto tem previsão de conclusão em setembro e busca reduzir os alagamentos no trecho entre o restaurante Chalé e o Cemitério de São Francisco.
Com um investimento de R$ 13,4 milhões, a obra inclui a instalação de novas galerias para melhorar o escoamento da água da chuva. Segundo o prefeito Rodrigo Neves, a intervenção faz parte de um conjunto de melhorias para eliminar os pontos críticos de alagamento na região. “Vamos concluir todas as bacias e resolver o problema de alagamentos em Charitas. Na próxima semana, iniciaremos mais uma bacia, com grandes galerias que levarão as águas para a Baía de Guanabara”, afirmou.
A Bacia B, finalizada em junho de 2024, já teria solucionado problemas de acúmulo de água entre a saída do túnel Charitas-Cafubá e o restaurante Verdana.
Alterações no trânsito
Durante as três primeiras semanas de obra, as escavações para a instalação das galerias acontecerão no passeio da Avenida Prefeito Sylvio Picanço, entre a Praça do Rádio Amador e a Rua Murilo Portugal, no sentido Região Oceânica e Jurujuba.
Para viabilizar a intervenção, algumas mudanças no trânsito serão implementadas:
• Interdição da faixa da direita da Avenida Prefeito Sylvio Picanço;
• Proibição de estacionamento de veículos no trecho;
• Bloqueio da travessia de pedestres e ciclistas no local;
• Desativação do ponto de ônibus na altura do número 976 (em frente à Rua Murilo Portugal), com realocação para o ponto situado em frente ao número 585;
• Linhas de ônibus afetadas: 33, 52A, 62, 709D, OC1, OC2, OC3 e OC3A.
A NitTrans será responsável pela sinalização e monitoramento do tráfego, com agentes orientando motoristas e pedestres. A recomendação é que os condutores busquem rotas alternativas para evitar congestionamentos na região.