Secretaria Municipal de Saúde realiza LIRAa em São Gonçalo

Secretaria Municipal de Saúde realiza LIRAa em São Gonçalo
Fotos: Fabio Guimarães/ Pesquisa serve para mostrar o risco de contaminação de doenças, principalmente da dengue

A Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo (Semsadc) realiza, nesta semana (entre os dias 5 e 9 de maio), o segundo Levantamento de Índice Rápido de Aedes aegypti (LIRAa) – mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya deste ano. Por este motivo, não haverá o serviço de pulverização de inseticida.

A pesquisa serve para mostrar o risco de contaminação de doenças, principalmente da dengue, através do Índice de Infestação Predial (IIP). As visitas aos imóveis são realizadas pelos agentes da Vigilância em Saúde Ambiental. 

O LIRAa é a metodologia recomendada pelo Ministério da Saúde para a obtenção do IIP do mosquito Aedes aegypti. Através da amostragem de imóveis, é possível observar a situação da presença do mosquito vetor na cidade. No último levantamento – realizado em janeiro deste ano – São Gonçalo estava com baixo risco de contaminação.

O levantamento permite saber a quantidade de casas com a presença de larvas de mosquito. A pesquisa também mostra os recipientes preferidos para a postura das larvas. Após a coleta, o material é levado para laboratório para determinar qual é o tipo de mosquito, já que nem todas as larvas são do Aedes aegypti.

“Com toda a amostragem avaliada e quantificada, é calculado o índice de infestação por bairro. A soma dos bairros dá o resultado de infestação da cidade. O resultado é importante para as ações de pulverização de inseticida que acontecem semanalmente, além de outros meios de prevenção da doença. O planejamento é feito em cima dos maiores números de casos”, explicou o diretor da Vigilância em Saúde Ambiental, Marcelo Sá.

A Vigilância Ambiental mantém um trabalho de pronto-atendimento. Qualquer cidadão pode ligar para o setor e pedir uma visita nos casos de infestação de qualquer vetor. Os pedidos são atendidos, em média, em uma semana. Nesses casos, os agentes averiguam a denúncia e realizam a ação necessária para acabar com os vetores. As denúncias podem ser feitas através do novo telefone da Vigilância Ambiental (21) 99388-6484.  

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support