São Gonçalo tem programação para conscientizar sobre autismo

São Gonçalo tem programação para conscientizar sobre autismo
Foto: Prefeitura Municipal De São Gonçalo

A população de São Gonçalo vai conhecer um pouco mais sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no mês de abril. O transtorno tem o Dia Mundial de Conscientização lembrado no dia 2 de abril e as Secretarias de Saúde e Defesa Civil, Educação e Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo vão realizar várias atividades para servidores, famílias de autistas e população em geral. 

Na Educação, a Subsecretaria de Ações Pedagógicas preparou o “4º Ciclo de Palestras sobre o Autismo”, que acontece no Teatro Municipal de São Gonçalo, no dia 2 de abril. O evento, que é de 9h às 17h, traz a visão dos profissionais de Educação com palestras, troca de experiências e peça teatral. As inscrições já foram encerradas.

No dia 5 de abril, a Subsecretaria da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Assistência Social, vai realizar uma caminhada de conscientização do autismo – “Inclusão e respeito, os autistas têm direito”. O evento acontecerá às 9h, com concentração na Rua Coronel Moreira César 169, no Centro.

As unidades de saúde vão promover atividades para fortalecer a interação entre usuários e profissionais de saúde com rodas de conversa, palestras e dinâmicas nas salas de espera. “Essas ações servirão como uma oportunidade para discutir o TEA, promover a conscientização e oferecer suporte às famílias e indivíduos com autismo”, explicou a coordenadora do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, Ana Rangel. 

Profissionais de saúde, educadores e famílias de pessoas autistas poderão participar do 1º Seminário de Conscientização do Autismo – Promovendo a Inclusão e o Conhecimento sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) no dia 10 de abril, das 8h às 18h, no Teatro Municipal de São Gonçalo. O Dia Mundial da Conscientização do Autismo também contará com palestras para servidores da saúde nos dias 15 e 29 de abril no auditório da Semsadc. 

 “O objetivo das ações é promover a conscientização sobre o autismo e discutir estratégias para promoção da qualidade de vida das pessoas autistas e suas famílias, reduzindo o preconceito e a discriminação. Teremos palestras, mesa redonda e histórias de vida e de profissionais envolvidos com os autistas”, contou a subsecretária de Saúde Coletiva, Thainá Fratane. 

Rastreio – São Gonçalo ganhou, este ano, um suporte para o rastreio do transtorno do espectro autista (TEA), principalmente em crianças, com o Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. A implantação do programa possibilita, entre outras atribuições, que profissionais da rede da Atenção Básica possam rastrear, precocemente, o autismo, o que reflete diretamente na melhora do tratamento.

“Estamos avançando com os cuidados e conscientização sobre o TEA. No início do governo do Capitão Nelson, não havia essa preocupação. Hoje, quatro anos depois, temos um programa que realiza atividades de conscientização, desenvolve linha de cuidados e protocolos de enfermagem. A intenção será sempre aprimorar e melhorar tanto para os autistas quanto para as suas famílias”, finalizou o secretário municipal de Saúde e Defesa Civil de São Gonçalo, Gabriel Mello. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support