São Gonçalo promove encontro sobre violência escolar

Orientadores educacionais de São Gonçalo e de municípios vizinhos se reuniram, nesta terça-feira (27), no 4º Seminário de Orientação Educacional, que aconteceu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), no Patronato, com o tema “Diálogos sobre Violência Escolar: Reflexões e Ações”. O evento foi promovido pela subsecretaria de Ações Pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação.
“O tema do seminário partiu do coletivo da orientação educacional, tendo em vista a realidade social que a gente enfrenta, a nível de violências nos lados externo e interno da escola. O evento fala justamente sobre como esse profissional pode promover neste ambiente uma cultura de paz. Este já é o quarto ano em que estamos realizando este evento histórico na Educação de São Gonçalo, que auxilia o grupo a se fortalecer e provocar transformações dentro das escolas”, afirmou a coordenadora Carla Verônica.
O secretário de Educação da Prefeitura de São Gonçalo, Mauricio Nascimento, parabenizou a quarta edição do evento. “Este é um momento importante pensar sobre o papel dos orientadores educacionais em nossos espaços escolares. São profissionais essenciais na escuta, mediação e promoção da paz nas escolas. Agradeço a dedicação de cada um e desejo um encontro de muitas trocas e aprendizados”, disse.
O orientador educacional atua no apoio ao desenvolvimento integral dos alunos, auxiliando na formação pessoal, social e acadêmica. Ele media conflitos, promove ações de inclusão e colabora com professores e famílias. Atua como elo entre a comunidade escolar e os estudantes.