São Gonçalo inicia formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil

São Gonçalo inicia formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil
Fotos: Fabio Guimarães

A Defesa Civil de São Gonçalo iniciou o processo para formação dos Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil, conhecidos como Nupdecs. Na manhã desta quarta-feira (2), equipes estiveram na Praça da Trindade realizando uma ação de mobilização com os moradores da região. Essa ação também já ocorreu no Jardim Catarina e no Salgueiro; o próximo a receber é o bairro Luiz Caçador.

O objetivo da ação de mobilização é atrair a população, garantir informações sobre as funções dos NUPDECs e cadastrar os dados daqueles que desejam se voluntariar. Neste primeiro momento, quatro núcleos serão formados nos bairros com riscos hidrológicos, que são Jardim Catarina, Salgueiro, Trindade e Luiz Caçador.

A criação e implementação dos NUPDECs são ações respaldadas por importantes legislações e orientações nacionais e internacionais. Esses núcleos encontram amparo na Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (PNPDEC), instituída pela Lei nº 12.608/2012, que enfatiza a importância de integrar a população no sistema de proteção e Defesa Civil, visando à prevenção e à minimização de riscos.

Os NUPDECs serão organizados em diferentes comunidades estratégicas do município, priorizando áreas de maior vulnerabilidade a desastres, como regiões sujeitas a enchentes, deslizamentos e alagamentos. Cada núcleo contará com representantes comunitários que atuarão como pontos de contato entre a população e a Defesa Civil.

A engenheira ambiental Isabela Santana faz parte da Comissão Interna de Ativação dos Núcleos e reforçou a importância do projeto.

“A Defesa Civil já atua prontamente quando há riscos de situações adversas na cidade. Diante desse cenário, é preciso criar estratégias dentro das próprias comunidades, como forma de prevenção. Com os núcleos, vamos preparar os moradores desses locais e trazê-los para uma atuação ainda mais próxima à Defesa Civil”, afirmou.

O próximo passo da formação dos núcleos é realizar uma capacitação para os inscritos, a fim de qualificar os voluntários das comunidades oferecendo oficinas educativas, simulações de emergência e outras atividades.

Os interessados em participar dos Nupdecs devem ir até o local de encontro do núcleo da sua região.

Endereços dos NUPDECs:

Jardim Catarina – Instituto Arca, na Rua Carlos Fox, 286 casa 3.

Salgueiro – Quadra da Síria, na Rua Andreia Gabriel, 2416.

Trindade – CIEP 408 Sérgio Cardoso, na Rua Júlio Verne, 0.

Luiz Caçador – Rua Coronel Silveira, 454 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support