São Gonçalo celebra empreendedorismo na 1ª edição do Encontro para Jovens Empreendedores

Dezenas de empreendedores do município de São Gonçalo participaram, na noite da última quinta-feira (22), da primeira edição do Encontro para Jovens Empreendedores da cidade. Realizado pela Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através da Coordenadoria da Juventude, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o evento aconteceu na Cafeteria Empório Vírgula, no Centro.
O evento reuniu diversos jovens da cidade que estão ingressando no empreendedorismo, dando oportunidade para que eles pudessem divulgar seus serviços e criar uma rede de contatos. Além da troca de informações e experiências, empreendedores s de sucesso da cidade apresentaram painéis falando sobre seus casos.
O evento começou por volta das 18h, com uma apresentação da Camerata da Orquestra Municipal de São Gonçalo, que é regida pelo maestro Paulo Guarany, tocando sucessos nacionais e internacionais. Depois disso, o coordenador da Coordenadoria da Juventude, Leonardo Leão, e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Evanildo Barreto, destacaram a importância do evento.
“São Gonçalo foi considerada uma cidade dormitório por muito tempo, então, cada vez mais estamos buscando incentivar os empreendedores da cidade, gerando renda e qualidade de vida, incluindo os jovens empreendedores. Esses comerciantes trabalham na própria cidade. Na gestão do prefeito Capitão Nelson, o governo conseguiu facilitar a abertura de MEIs e de alvarás para os negócios. Então, eu acredito que faltava um evento como esse para unirmos os jovens empreendedores da cidade para trocarmos ideias, parcerias e networking. É apenas a primeira edição, temos planos para fazer mais eventos como esse”, disse Leonardo Leão.
O secretário Evanildo Barreto, também reforçou a força da juventude.
“Empreendedorismo não tem idade. Para mim, esse tema tinha que ser ensinado desde cedo para todos. Empreendedorismo não é fácil, mas é bom de se fazer. O jovem precisa ter acesso a essa informação para que ele saiba como empreender, como fazer uma empresa crescer e durar por anos. Ter planejamento e orientação é fundamental para que esses jovens entendam se querem empreender e como fazer isso”, afirmou.
O primeiro painel teve como tema o delivery como ferramenta para alavancar os negócios e foi comandado por Emanuelle Ferreira, dona da Hype Pizzaria, e Leonardo Abreu, dono do Monarca Burguers. O segundo painel foi apresentado por Rodrigo Franco, dono do Full House, rodízio de comida de festa, detalhando como extrair um segundo negócio de um primeiro empreendimento.
Para Glaucia Quintanilha, uma das empreendedoras que estava presente no evento, a oportunidade foi muito importante para a troca de informações e experiências.
“Tenho, há sete anos, meu próprio negócio de bolos e doces. Eu soube do evento pelas redes sociais, achei interessante porque se trata da troca de conhecimentos, e me inscrevi. Vou levar o que aprendi aqui para a minha empresa. Fora que conheci gente que é do mesmo ramo que eu, trouxe empreendedoras amigas que são de outro ramo e é ótimo!”, disse ela, que mora no bairro Zé Garoto.
Ao final do evento, os empreendedores tiveram um momento no qual puderam conversar, trocar mais conhecimentos e tirar dúvidas. Também esteve presente Roosevelt de Souza, representante do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), responsável pelo programa Jovem Aprendiz.