SAMU só chega após intervenção da PM para constatar morte de homem no Novo México, em São Gonçalo

SAMU só chega após intervenção da PM para constatar morte de homem no Novo México, em São Gonçalo
Redação: Factho | Foto: Factho | Corpo de idoso permanece dias dentro de casa em São Gonçalo e só é atendido após intervenção da Polícia Militar

Nesta sexta-feira (22), a equipe de reportagem do FACTHO foi acionada pela Associação de Moradores do bairro Novo México, em São Gonçalo, denunciando o abandono de um caso grave de óbito domiciliar. Um senhor foi encontrado morto em sua residência, na Estrada da Fazendinha, número 13, segundo moradores, o corpo estava no local há vários dias sem qualquer providência.

Desde as 7h da manhã, os moradores tentavam contato com o SAMU, que, de acordo com a associação, não atendia os chamados ou não enviava equipes ao local. Ainda segundo os relatos, a 75ª Delegacia de Polícia também foi procurada, mas informou que não poderia atuar na remoção.

Diante da situação, o FACTHO entrou em contato com o 7º Batalhão da Polícia Militar, que enviou uma viatura até o endereço. A PM conseguiu intermediar junto ao SAMU a prioridade no atendimento, resultando na chegada da equipe médica às 16h20.

É importante esclarecer que o SAMU, embora não seja responsável pela remoção do corpo, tem a obrigação de comparecer ao local para que um médico ateste oficialmente o óbito. Somente com esse laudo é possível acionar o rabecão do Instituto Médico Legal (IML) para realizar a remoção legal e adequada do corpo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support