Rede Municipal de Ensino de Itaboraí recebe quase 5 mil livros do Instituto Coral Vivo

A educação ambiental e a valorização da leitura ganharam um importante reforço em Itaboraí. O Instituto Coral Vivo, por meio do Programa Literatura Atlântica, doou 4.929 livros às escolas e Cemeis da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da preservação do planeta, unindo ciência e arte por meio da literatura.
Cada uma das 93 unidades escolares recebeu 53 exemplares de títulos que abordam temas ambientais e sociais com sensibilidade e linguagem acessível. Entre as obras estão: Um planeta dançarino, Tá limpo, A teia das águas, A casa de todos os ninhos e Grude-grude, escritas pelas autoras Roseana Murray, Bia Hetzel e Mariana Massarani, nomes homenageados pela última edição da Feira Municipal do Livro.
O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, reforçou o compromisso da gestão com a valorização do meio ambiente e da educação.
“Essa parceria com o Instituto Coral Vivo é mais um exemplo do quanto Itaboraí tem investido em iniciativas que unem sustentabilidade, cultura e educação. Levar livros de qualidade para nossas escolas é levar conhecimento e consciência ambiental para as próximas gerações. É esse o caminho que queremos para o nosso município: um futuro com mais leitura, mais responsabilidade e mais cidadania”, destacou o secretário.
A ação é fruto de uma parceria entre o Instituto Coral Vivo, o Projeto Coral Vivo (patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental), e a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação da Sala de Leitura e dos Espaços de Leitura e Pesquisa. Desde 2023, quando foram doados cerca de 600 livros, a parceria vem se fortalecendo e ampliando seu impacto. Em 2025, o número de exemplares distribuídos mais que quadruplicou.
A diretora geral da Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba, Gerusa Rocha, destacou a relevância da doação para a proposta pedagógica da unidade.
“Nosso maior objetivo em 2025 é trabalhar a leitura com os alunos, principalmente a literatura. Os livros chegaram num momento muito precioso para a nossa escola, pois são de autores homenageados da Feira do Livro. Já estamos trabalhando esses nomes em sala, e poder contar com os exemplares para uso direto com os estudantes foi perfeito. O projeto Coral Vivo dialoga diretamente com o nosso tema pedagógico do ano, que é ‘Diversidade é nossa força’, permitindo trabalhar tanto a diversidade humana quanto a ambiental”, explicou a diretora.
Já a coordenadora da Sala de Leitura, Heloísa de Souza, reforçou a importância da entrega.
“Essa entrega é fundamental dentro do nosso projeto de 2025: Itaboraí Cuida do Planeta e Respeita as Diferenças. Todos os livros do Instituto Coral Vivo abordam o cuidado com o meio ambiente, a valorização da diversidade e o despertar da consciência ambiental, tudo isso por meio da literatura. Eles unem ciência e arte, promovendo uma aprendizagem significativa para nossos alunos”, disse a coordenadora.
As obras doadas são fruto de uma produção cuidadosa, com revisão e consultoria científica do Projeto Coral Vivo. A ação conta com apoio da Petrobras, do Arraial d’Ajuda Eco Parque e da Petz, por meio do Movimento Arredondar.