Rede Municipal de Ensino de Itaboraí recebe quase 5 mil livros do Instituto Coral Vivo

Rede Municipal de Ensino de Itaboraí recebe quase 5 mil livros do Instituto Coral Vivo
Foto: Prefeitura de Itaboraí

A educação ambiental e a valorização da leitura ganharam um importante reforço em Itaboraí. O Instituto Coral Vivo, por meio do Programa Literatura Atlântica, doou 4.929 livros às escolas e Cemeis da Rede Municipal de Ensino. A iniciativa tem como objetivo sensibilizar crianças e jovens sobre a importância da preservação do planeta, unindo ciência e arte por meio da literatura.

Cada uma das 93 unidades escolares recebeu 53 exemplares de títulos que abordam temas ambientais e sociais com sensibilidade e linguagem acessível. Entre as obras estão: Um planeta dançarino, Tá limpo, A teia das águas, A casa de todos os ninhos e Grude-grude, escritas pelas autoras Roseana Murray, Bia Hetzel e Mariana Massarani, nomes homenageados pela última edição da Feira Municipal do Livro.

O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues, reforçou o compromisso da gestão com a valorização do meio ambiente e da educação.

“Essa parceria com o Instituto Coral Vivo é mais um exemplo do quanto Itaboraí tem investido em iniciativas que unem sustentabilidade, cultura e educação. Levar livros de qualidade para nossas escolas é levar conhecimento e consciência ambiental para as próximas gerações. É esse o caminho que queremos para o nosso município: um futuro com mais leitura, mais responsabilidade e mais cidadania”, destacou o secretário.

A ação é fruto de uma parceria entre o Instituto Coral Vivo, o Projeto Coral Vivo (patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental), e a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenação da Sala de Leitura e dos Espaços de Leitura e Pesquisa. Desde 2023, quando foram doados cerca de 600 livros, a parceria vem se fortalecendo e ampliando seu impacto. Em 2025, o número de exemplares distribuídos mais que quadruplicou.

A diretora geral da Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba, Gerusa Rocha, destacou a relevância da doação para a proposta pedagógica da unidade.

“Nosso maior objetivo em 2025 é trabalhar a leitura com os alunos, principalmente a literatura. Os livros chegaram num momento muito precioso para a nossa escola, pois são de autores homenageados da Feira do Livro. Já estamos trabalhando esses nomes em sala, e poder contar com os exemplares para uso direto com os estudantes foi perfeito. O projeto Coral Vivo dialoga diretamente com o nosso tema pedagógico do ano, que é ‘Diversidade é nossa força’, permitindo trabalhar tanto a diversidade humana quanto a ambiental”, explicou a diretora.

Já a coordenadora da Sala de Leitura, Heloísa de Souza, reforçou a importância da entrega.

“Essa entrega é fundamental dentro do nosso projeto de 2025: Itaboraí Cuida do Planeta e Respeita as Diferenças. Todos os livros do Instituto Coral Vivo abordam o cuidado com o meio ambiente, a valorização da diversidade e o despertar da consciência ambiental, tudo isso por meio da literatura. Eles unem ciência e arte, promovendo uma aprendizagem significativa para nossos alunos”, disse a coordenadora.

As obras doadas são fruto de uma produção cuidadosa, com revisão e consultoria científica do Projeto Coral Vivo. A ação conta com apoio da Petrobras, do Arraial d’Ajuda Eco Parque e da Petz, por meio do Movimento Arredondar.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support