Quaquá recebe delegações internacionais para assembleia do BRICs+ em Maricá

Quaquá recebe delegações internacionais para assembleia do BRICs+ em Maricá
Crédito: Bernardo Gomes/ Evento reúne lideranças de 26 países no município para debate sobre o papel estratégico dos governos locais

O prefeito de Maricá e presidente da Associação Brasileira de Municípios (ABM), Washington Quaquá, recepcionou nesta segunda-feira (26/05) integrantes de delegações de 26 países que participam da Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+, em Maricá. Um jantar foi oferecido aos representantes internacionais, que já nos primeiros contatos iniciaram importantes diálogos sobre o papel estratégico dos governos locais.

“Um novo mundo está se abrindo diante dos nossos olhos. É a partir das cidades que vamos construir essa nova realidade, com uma economia cada vez mais inclusiva. Queremos uma economia que não tenha preconceito com o empresário, mas que também olhe para as pessoas e para as famílias”, discursou o prefeito Washington Quaquá.

O evento começou com apresentações culturais de artistas locais. Bailarinos da Companhia das Artes Lídia Maria abriram a noite com um espetáculo que uniu bossa nova e funk. Em seguida, foi a vez da União de Maricá mostrar para o mundo um dos gêneros musicais mais marcante da cultura brasileira: o samba. Iniciada a solenidade, o histórico intérprete Neguinho da Beija-Flor e as cantoras maricaenses Jô Borges, Vivi Serrano, Cacau Souza deram voz aos hinos do Brasil e de Maricá.

Liderada por Quaquá, a Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+ tem como objetivo fortalecer o papel estratégico dos governos locais na governança global. É também o principal espaço de articulação da recém-criada Associação de Cidades e Municípios do BRICS+ para promover o intercâmbio técnico, político e institucional entre cidades dos países que integram o bloco BRICS e seus parceiros globais.

Reuniões e Assembleia Geral

Nesta terça-feira (27/05), serão realizadas diversas reuniões temáticas. Das 10h às 12h30, haverá um debate com membros do comitê diretivo da Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações de Governos Locais (FLACMA). Também acontecem encontros simultâneos para tratar de Desenvolvimento Sustentável das cidades do Brics+, com foco em segurança alimentar e ESG; Mulheres; Juventude e Arquitetura e Desenvolvimento Urbanístico

A cerimônia de abertura da Assembleia Geral da Associação de Cidades e Municípios do Brics+ está prevista para as 14h. No final da tarde, as delegações retornam para a cidade do Rio de Janeiro. Já na quarta-feira (28/05), as lideranças internacionais conhecem políticas públicas de sucesso em Maricá. Estão previstas visitas à Fazenda Pública Joaquín Piñero, no Espraiado, e à Casa Darcy Ribeiro, em Cordeirinho.

À tarde, visitam a exposição ‘Casa das Utopias’, onde estão os projetos de Oscar Niemeyer adquiridos pela Prefeitura de Maricá. Em seguida, seguem para o Banco Mumbuca para aprender sobre o modelo de economia solidária e moeda social local. A programação prevê, ainda, visitas ao Território do Futuro (braço do Passaporte Universitário), Hub de Tecnologia e CEPT – Centros de Educação Pública Transformadora, Integral e Pública.

O que é BRICS+?

BRICS+ é um grupo de países de economias emergentes, anteriormente conhecido como BRICS, e que agora inclui novos membros como Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia e Irã, além dos países originais como Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. O “+” indica justamente a expansão desse grupo para incluir outros países e aprofundar a cooperação econômica e desenvolvimento em conjunto.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support