Projeto “Resgatando a Dignidade” realiza mais de 50 atendimentos a pessoas em situação de rua em Arraial do Cabo

Buscando oferecer acolhimento social e facilitar o acesso aos serviços de saúde e assistência social, o projeto Resgatando a Dignidade encerrou, nesta terça-feira (27), o ciclo de atividades voltadas para pessoas em situação de rua em Arraial do Cabo. Ao todo, foram realizados 54 atendimentos nas três edições do projeto.
A iniciativa é uma realização do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com a Superintendência da Juventude, a Unidade de Saúde da Família (USF) Hermes Barcelos e também o Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA). Todas as edições do projeto ocorreram na sede do Creas, na Praia dos Anjos.
Os cidadãos atendidos nas ações do Resgatando a Dignidade tiveram acesso a serviços de barbearia, realizados pela Superintendência da Juventude, além de vacinação contra a Covid-19, hepatite B, tríplice viral, influenza e tétano, além de testes rápidos para ISTs (HIV e sífilis), oferecidos pela equipe de Saúde, e atendimentos e encaminhamentos realizados pela equipe do Creas.
Na edição desta terça-feira, logo pela manhã, todos participaram de uma roda de conversa sobre a importância do acompanhamento médico. Em seguida, foram realizadas consultas com a médica clínica geral da USF Hermes Barcelos, além dos testes rápidos para ISTs. A equipe de abordagem social do Creas também realizou atendimentos e os devidos encaminhamentos para os demais serviços da rede.
A coordenadora do Creas, Janaína dos Santos Ramalho, comemorou o sucesso da iniciativa:
“Conseguimos oferecer acolhimento e também aproximar mais a equipe dessas pessoas que passam por momentos de vulnerabilidade extrema. O projeto atingiu o objetivo e, agora, vamos estudar a possibilidade de torná-lo uma oficina do Creas”, finaliza Janaína.