Projeto LAB Cidades Criativas chega em São Gonçalo revitalizando a Praça dos Ex-Combatentes

Projeto LAB Cidades Criativas chega em São Gonçalo revitalizando a Praça dos Ex-Combatentes
Foto: Julio Diniz

O LAB Cidades Criativas continua transformando o cenário urbano do Estado do Rio de Janeiro com sua proposta inovadora de revitalização de espaços públicos. Após a revitalização do Mirante do Pedrão, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio, realizada em fevereiro, o projeto segue agora para São Gonçalo, onde iniciou, nesta semana, a revitalização da Praça dos Ex-Combatentes, no bairro do Patronato.

Essa é a mais recente ação do programa que, no início deste ano, também entregou a revitalização de duas praças em Duque de Caxias: a Praça Maria Aparecida e a Praça da Bíblia, ambas na Baixada Fluminense.

Inaugurada em 1970, a Praça dos Ex-Combatentes é um importante espaço histórico que abriga um acervo da 2ª Guerra Mundial. Agora, a praça ganha uma nova roupagem, com grafites coloridos e elementos artísticos que integram a arte urbana à memória histórica do local. 

Ao longo dos anos, a praça se tornou um ponto de encontro da juventude, especialmente do movimento Hip Hop, o que faz dela um espaço natural para a intervenção do LAB Cidades Criativas, que utiliza arte e design como instrumentos de transformação social.

“É com imensa felicidade e prazer que recebemos o LAB Cidades Criativas em nossa cidade. A revitalização da Praça dos Ex-Combatentes é mais do que um projeto de embelezamento urbano; é uma oportunidade de dar nova vida a um espaço que carrega uma rica história e que, ao mesmo tempo, representa a nossa juventude e cultura” afirmou a secretária de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, Julia Sobreira.

A concepção da intervenção artística da Praça dos Ex-Combatentes fica por conta da artista gonçalense Leda Daguimar, uma das integrantes do projeto Cidade Ilustrada, que tem transformado as paisagens do município de São Gonçalo com suas ilustrações. 

Para a realização da ilustração da praça, foram escolhidas formas abstratas de movimento, formas geométricas e a geometria sagrada flor da vida, que simboliza a conexão entre todas as formas de vida e a consciência coletiva. A artista explica que essa geometria é a melhor representação para o todo, pois simboliza harmonia, equilíbrio e alegria, qualidades que estarão presentes nas diversas ações e encontros que ocorrerão na praça.

“Essas formas são características do meu trabalho e representam a minha identidade visual. A Flor da Vida é vista como uma representação da criação do universo e da interligação de todas as coisas, e acredito que ela reflete bem a proposta do LAB Cidades Criativas de unir arte, comunidade e história de uma maneira única”, comenta Leda.

O LAB Cidades Criativas é uma realização da Quitanda Soluções Criativas e do Instituto BR, com o patrocínio da Naturgy e do Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. A produção executiva é da Cinco Elementos Produções, com consultoria executiva da Marco Zero.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support