Projeto “Esporte em Ação” promove aulão de ginástica e graduação de Muay Thai em São Gonçalo

Na manhã deste sábado (22), a cidade de São Gonçalo recebeu mais uma edição do projeto “Esporte em Ação”, promovido pela Fundação de Artes, Esporte e Lazer de São Gonçalo (Faelsg). O evento aconteceu no Núcleo 16, localizado no Centro, e contou com um aulão gratuito de ginástica, seguido pela cerimônia de graduação dos alunos de Muay Thai matriculados no projeto.
Aberto ao público, o aulão aconteceu das 7h às 8h e proporcionou diversos benefícios para os participantes, como fortalecimento muscular, melhora da flexibilidade, do equilíbrio e da postura.
De acordo com Emanuelle Nicácio Ventura, coordenadora do projeto, a iniciativa tem como objetivo promover inclusão social e bem-estar por meio da prática esportiva gratuita. “Nosso objetivo é oferecer oportunidades de práticas esportivas de qualidade, sem custos, para pessoas a partir de seis anos de idade. Queremos contribuir para a formação de cidadãos mais saudáveis e engajados com a sociedade, com ênfase nas comunidades mais vulneráveis”, destacou.
Graduação no Muay Thai
Além da ginástica, a graduação dos alunos de Muay Thai foi um dos momentos de destaque do evento. No Muay Thai, a progressão dos atletas é simbolizada pela Prajied, uma corda colocada no braço esquerdo, próximo ao coração. Cada etapa da graduação é representada por uma cor diferente.
Segundo o professor Welton Carlos dos Santos, muitos alunos do projeto estão recebendo a faixa branca, por estarem iniciando na modalidade. “Essa fase é essencial, pois ensinamos os fundamentos e a história do Muay Thai. A partir disso, os alunos começam seu processo de evolução dentro da arte marcial”, explicou.
Expansão do projeto
O projeto “Esporte em Ação” oferece diversas modalidades esportivas em vários núcleos espalhados por São Gonçalo, incluindo bairros como Largo da Ideia, Monjolos, Vista Alegre, Galo Branco, Sacramento, Mutondo, Alcântara, Salgueiro, Neves, Mundel, Jockey, Jardim Catarina, Centro, Santa Catarina e Rio do Ouro. Os interessados em participar devem realizar a inscrição diretamente nos núcleos.
Desde outubro de 2024, o projeto atende cerca de 2 mil pessoas a partir dos seis anos de idade em 20 núcleos da cidade. Em parceria com o Ministério do Esporte, a iniciativa promove atividades gratuitas em mais de 10 modalidades, como judô, jiu-jitsu, capoeira, karatê, kickboxing, dança, basquete, handebol, handbeach, futsal, futebol de campo, futebol society e voleibol.
A partir de abril de 2025, estão programados eventos esportivos e campeonatos entre os participantes das diversas modalidades e núcleos, fortalecendo ainda mais a prática esportiva na cidade.