PRF flagra transporte de 24 galos de rinha em situação de maus-tratos na Dutra, em Itatiaia

Durante fiscalização de rotina na BR-116 (Via Dutra), na altura do km 324, no município de Itatiaia/RJ, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), por meio da equipe flagrou na noite deste sábado (12), por volta das 22h30, o transporte de 24 galos de rinha em condições de maus-tratos.
O autor foi identificado, que conduzia uma Toyota Hilux SW4. Segundo a PRF, os galos da raça Índio Combatente estavam amarrados pelos pés e com as asas envoltas em panos, sendo transportados sobre os bancos traseiros e o assoalho do veículo, sem acesso a água ou alimento. A raça é comumente utilizada em rinhas.
Marcilei informou que os animais eram provenientes de Três Pontas/MG e seriam levados ao seu criadouro no Rio de Janeiro.
Ainda no veículo, encontrava-se Bruno Dalla Picole, que portava um pássaro silvestre da espécie Saltator similis (Trinca-ferro), com anilha identificada como OA 378215. Ele alegou que o animal era seu e que estaria legalizado junto ao IBAMA, mas não apresentou documentação comprobatória.
As aves foram encaminhadas para a Agência de Meio Ambiente do Município de Resende, onde um médico veterinário confirmou o estado de maus-tratos.