Prefeitura de Niterói realiza a quarta edição do Projeto Abolição no próximo domingo (25), no Caramujo, Zona Norte da cidade

Prefeitura de Niterói realiza a quarta edição do Projeto Abolição no próximo domingo (25), no Caramujo, Zona Norte da cidade
Foto: Redes Sociais/ Evento, realizado no Dia da África, contará com música, gastronomia e atividades culturais com foco na ancestralidade, cultura afro-brasileira e luta por justiça, respeito e igualdade

Neste domingo (25), a partir das 9h, a Prefeitura de Niterói promove a quarta edição do Projeto Abolição, no bairro do Caramujo, Zona Norte da cidade. Realizado pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e pela Subsecretaria de Promoção da Igualdade Racial, o evento oferecerá uma programação diversa, com rodas de conversa, oficinas, feira de economia criativa, apresentações musicais, espetáculo infantil, área kids, DJs e shows.

“Celebrar o Dia da África com o Projeto Abolição é reconhecer a força da nossa ancestralidade e o papel fundamental da cultura afro-brasileira na formação de Niterói. Eventos como esse fortalecem vínculos, resgatam memórias e apontam caminhos para uma sociedade mais consciente, diversa e respeitosa”, disse o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves.

A secretária municipal de Direitos Humanos, Claudia Almeida, destaca a importância do evento para reafirmar a história de luta do povo negro e o compromisso com ações que promovam uma sociedade mais justa e igualitária.

“Ao celebrarmos o Projeto Abolição no Dia da África, reafirmamos que a história do povo negro é resistência, memória viva e criação potente. É tempo de honrar nossas raízes com orgulho e seguir lutando por justiça. Reforçamos o compromisso com políticas públicas que enfrentem as desigualdades raciais, promovam inclusão e garantam direitos às comunidades tradicionais. A luta pela justiça social, iniciada por nossos ancestrais, inspira ações no presente para construirmos um futuro onde a diversidade seja plenamente respeitada”, afirma a secretária.

O Projeto Abolição tem como objetivo promover a reflexão sobre a história da escravidão e a memória da luta por liberdade, além de valorizar a cultura e a identidade afro-brasileira.

Segundo o subsecretário de Promoção da Igualdade Racial, Oto Bahia, é fundamental realizar um trabalho contínuo e coletivo para fortalecer e construir ações eficazes no combate ao racismo.

“Queremos que esse evento seja um momento de celebração e conscientização. A história da abolição é marcada por lutas, resistência e também por desafios que ainda enfrentamos. Por isso, reforçamos a importância de políticas públicas que promovam inclusão, combatam o racismo e valorizem a cultura afro-brasileira. Nosso objetivo é construir uma sociedade mais justa, onde todos tenham as mesmas oportunidades. A luta contra a discriminação racial é uma responsabilidade coletiva, e cada um de nós tem um papel fundamental nessa jornada”, ressalta Oto Bahia.

Programação – Na parte da manhã, haverá acolhimento com café comunitário. A partir das 12h, começa a tradicional feijoada e os shows no palco principal, com as atrações Confraria do Samba, Leomi, Jongo da Serrinha, DJ de Charme, Rap Os Crias, Andrea Beat, Simas e Marvvila.

No segundo palco, a partir das 15h, ocorrem rodas de conversa sobre os “50 anos de libertação dos países lusófonos – Memória, Luta e Legado”, com a participação de Fernanda Sixel (primeira-dama e gestora do Escritório de Políticas Transversais e de Cuidados); Thaiana Ivia (secretária municipal da Mulher); Sheila Bahia (coordenadora do Parque Esportivo e Social do Caramujo); Alessandra Nzinga (cientista social); e Let da Hora (empreendedora social e liderança feminina). Outro tema é “Favela é Futuro: Potência Negra, Cultura e Transformação Social”, com Claudia Almeida (secretária de Direitos Humanos); Oto Bahia (subsecretário de Promoção da Igualdade Racial); e Benazira Djoco (membro do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Social e Sustentável do Governo Federal).
A realização do evento é uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, Neltur, ISCCA, Parque Esportivo e Social do Caramujo e Viva Rio.

Serviço
Quarta edição do Projeto Abolição
Domingo, 25 de maio – a partir das 9h
Praça do Caramujo – Niterói
Entrada gratuita

Programação

PALCO PRINCIPAL
09h – Acolhimento com café da manhã
10h – Abertura institucional com o subsecretário de Promoção da Igualdade Racial
12h – Feijoada / Show: Confraria do Samba
14h – Show: Leomi
15h – Apresentação cultural: Jongo da Serrinha
16h – DJ de Charme
17h – Show: Rap Os Crias
18h – Show: Andrea Beat
19h – Show: Simas
21h – Intervalo técnico
22h – Show de encerramento: Marvvila

PALCO 2 / PRAÇA
09h – Café da manhã comunitário
12h – Início da feijoada
15h – Rodas de conversa
16h – Espetáculo infantil: Violúdico
17h – Brincadeiras para as crianças
18h – Encerramento das atividades na praça e transição para o palco principal

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support