Prefeitura de Niterói capacita 33 guardas municipais sobre direitos das mulheres

Prefeitura de Niterói capacita 33 guardas municipais sobre direitos das mulheres
Fotos: Luciana Carneiro / Treinamento Lilás 2.0 foi aplicado pela Secretaria da Mulher em parceria com a Secretaria de Ordem Pública

A Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal da Mulher, concluiu nesta quarta-feira (30) o Treinamento Lilás 2.0, com o objetivo de atualizar e capacitar 33 guardas municipais com conhecimentos essenciais sobre os direitos das mulheres, incluindo as mais recentes legislações e diretrizes de enfrentamento à violência de gênero.

O treinamento foi realizado ao longo de dois dias e abordou temas como a Constituição da República Federativa do Brasil, Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, Lei de Importunação Sexual e a Lei da Violência Psicológica. O objetivo da capacitação é fortalecer ainda mais a atuação da Guarda Municipal, promovendo um atendimento mais humanizado e eficaz às mulheres em situação de vulnerabilidade na cidade.

A secretária da Mulher de Niterói, Thaiana Ivia Pereira, ressaltou a importância da formação contínua para a construção de uma cidade mais segura.

“O Treinamento Lilás 2.0 é uma ação fundamental da Secretaria da Mulher em parceria com a Guarda Municipal, que visa qualificar ainda mais nossos agentes de segurança. Nosso objetivo é garantir um atendimento mais acolhedor, eficiente e conectado com a rede de proteção às mulheres em Niterói. Cuidar das mulheres é também uma questão de preparo e sensibilidade”, afirmou.

O foco do treinamento é qualificar os servidores da Prefeitura que lidam diretamente com a população. Além da Guarda Municipal, motoristas de ônibus, agentes da Defesa Civil e da NitTrans também já receberam treinamentos semelhantes, voltados ao reconhecimento e ao combate à importunação sexual.

“Nós já temos uma Guarda Municipal bem treinada, mas a questão da violência contra a mulher envolve um processo complexo, que exige um atendimento multidisciplinar. O curso ampliou o conhecimento das equipes para que atuem de forma humanizada, seguindo os trâmites necessários e buscando as redes de apoio, além das delegacias. A Guarda acompanha todo o processo até que a vítima esteja em um local seguro, conforme determinado pelas autoridades e redes de apoio. Continuamos a qualificar diversos setores da corporação para termos uma Guarda cada vez mais preparada”, explicou o secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas.

Durante o treinamento, foram abordados temas como desigualdades de gênero, papéis sociais da mulher, comunicação não violenta, direitos e políticas públicas, estatísticas de violência contra a mulher, mecanismos e leis de proteção, além de formas de prevenção à violência contra mulheres e meninas em Niterói. Também foi apresentado o trabalho realizado pelos equipamentos ligados à Secretaria da Mulher, como o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Neuza Santos, o Núcleo de Atendimento à Mulher (NUAM), a Sala Lilás e o Espaço Empreender.

O Treinamento Lilás 2.0 foi promovido pela Secretaria da Mulher de Niterói em parceria com a Secretaria de Ordem Pública, a Guarda Municipal de Niterói, o Escritório de Parcerias e Investimentos da Prefeitura de Niterói, a Fundação Municipal de Educação, a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM) da Polícia Civil e a Ronda Maria da Penha da Guarda Municipal do Rio de Janeiro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support