Prefeitura de Maricá apresenta projetos de infraestrutura urbana para estudantes da Universidade Federal Fluminense

A Prefeitura de Maricá, representada por servidores de diversas secretarias e autarquias do município, participou nesta terça-feira (20/05) de uma palestra realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus da Praia Vermelha, em Niterói. A iniciativa teve o objetivo de dialogar com estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da instituição federal que escolheram Maricá para aprofundar os estudos acadêmicos na reta final da graduação.
Alunos da disciplina Projeto Urbano III discutiram a temática com atenção especial à infraestrutura verde e azul, ocupação de áreas sujeitas a alagamentos e soluções para abastecimento de água, esgoto e resíduos sólidos.
“A parceria com a universidade é sempre uma experiência muito rica e inspiradora. Foi uma grande oportunidade apresentar um pouco do nosso trabalho e dos desafios que enfrentamos no dia a dia da gestão da cidade. Foi fascinante ver o interesse dos alunos em compreender a realidade urbana de Maricá, especialmente em temas como planejamento sustentável”, afirmou a secretária de Urbanismo e Planejamento Territorial, Sheila Nazareth Rodrigues.
Plano Diretor e Plano de Contingência como temas
Participaram da palestra representantes da Secretaria de Urbanismo e Planejamento Territorial; Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; de Proteção e Defesa Civil; de Energias Renováveis e Iluminação Pública. Também marcaram presença funcionários da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar).
Durante a apresentação, representantes do setor de Planejamento da Secretaria de Urbanismo mencionaram dados e parâmetros do Plano Diretor, com destaque para o macrozoneamento e sugestões para a criação de uma grade verde no município. Já o setor de Análise Técnica (DAT) apresentou informações relevantes sobre as legislações urbanísticas e os critérios utilizados nas análises de projetos.
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade compartilhou os principais projetos em andamento, apresentou diretrizes ambientais e destacou as zonas de proteção do território. Já a Secretaria de Proteção e Defesa Civil apresentou o Plano de Contingência para 2025 e abordou os riscos geológicos identificados na cidade.
Levando inovações tecnológicas adotadas pelo município, a Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública apresentou o programa de kits solares destinados a residências de baixa renda, a instalação de iluminação de LED em parques e o trabalho conjunto com os indígenas da aldeia Céu Azul.
O projeto de drenagem sustentável de Itaocaia Valley, em Itaipuaçu, o planejamento orientado à sustentabilidade, a revitalização de mais de 200 praças e os novos projetos voltados à criação de um horto municipal, foram algumas das ações divulgadas pelos representantes da Somar.
A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) compartilhou as ações voltadas à ampliação do sistema de esgotamento sanitário, incluindo as novas Estações de Tratamento e os desafios enfrentados. Encerrando as apresentações, a Codemar expôs uma visão sobre os projetos de desenvolvimento urbano e estratégias de inovação adotadas na cidade.
A atividade foi marcada pela troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e fortalecimento do vínculo entre a prática da gestão urbana e a formação acadêmica.