Prefeitura de Maricá apresenta projetos de infraestrutura urbana para estudantes da Universidade Federal Fluminense

Prefeitura de Maricá apresenta projetos de infraestrutura urbana para estudantes da Universidade Federal Fluminense
Crédito: Divulgação/ Objetivo é dialogar com alunos de Arquitetura e Urbanismo que escolheram a cidade para aprofundar os estudos acadêmicos

A Prefeitura de Maricá, representada por servidores de diversas secretarias e autarquias do município, participou nesta terça-feira (20/05) de uma palestra realizada na Universidade Federal Fluminense (UFF), no campus da Praia Vermelha, em Niterói. A iniciativa teve o objetivo de dialogar com estudantes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo da instituição federal que escolheram Maricá para aprofundar os estudos acadêmicos na reta final da graduação.

Alunos da disciplina Projeto Urbano III discutiram a temática com atenção especial à infraestrutura verde e azul, ocupação de áreas sujeitas a alagamentos e soluções para abastecimento de água, esgoto e resíduos sólidos.

“A parceria com a universidade é sempre uma experiência muito rica e inspiradora. Foi uma grande oportunidade apresentar um pouco do nosso trabalho e dos desafios que enfrentamos no dia a dia da gestão da cidade. Foi fascinante ver o interesse dos alunos em compreender a realidade urbana de Maricá, especialmente em temas como planejamento sustentável”, afirmou a secretária de Urbanismo e Planejamento Territorial, Sheila Nazareth Rodrigues.

Plano Diretor e Plano de Contingência como temas

Participaram da palestra representantes da Secretaria de Urbanismo e Planejamento Territorial; Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade; de Proteção e Defesa Civil; de Energias Renováveis e Iluminação Pública. Também marcaram presença funcionários da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) e da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar).

Durante a apresentação, representantes do setor de Planejamento da Secretaria de Urbanismo mencionaram dados e parâmetros do Plano Diretor, com destaque para o macrozoneamento e sugestões para a criação de uma grade verde no município. Já o setor de Análise Técnica (DAT) apresentou informações relevantes sobre as legislações urbanísticas e os critérios utilizados nas análises de projetos.

A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade compartilhou os principais projetos em andamento, apresentou diretrizes ambientais e destacou as zonas de proteção do território. Já a Secretaria de Proteção e Defesa Civil apresentou o Plano de Contingência para 2025 e abordou os riscos geológicos identificados na cidade.

Levando inovações tecnológicas adotadas pelo município, a Secretaria de Energias Renováveis e Iluminação Pública apresentou o programa de kits solares destinados a residências de baixa renda, a instalação de iluminação de LED em parques e o trabalho conjunto com os indígenas da aldeia Céu Azul.

O projeto de drenagem sustentável de Itaocaia Valley, em Itaipuaçu, o planejamento orientado à sustentabilidade, a revitalização de mais de 200 praças e os novos projetos voltados à criação de um horto municipal, foram algumas das ações divulgadas pelos representantes da Somar.

A Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) compartilhou as ações voltadas à ampliação do sistema de esgotamento sanitário, incluindo as novas Estações de Tratamento e os desafios enfrentados. Encerrando as apresentações, a Codemar expôs uma visão sobre os projetos de desenvolvimento urbano e estratégias de inovação adotadas na cidade.

A atividade foi marcada pela troca de experiências, esclarecimento de dúvidas e fortalecimento do vínculo entre a prática da gestão urbana e a formação acadêmica.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support