Prefeito Rodrigo Neves recebe o primeiro grupo de novos médicos contratados

Até maio, serão 267 novos profissionais trabalhando na rede municipal de Saúde
O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e a secretária Municipal de Saúde, Ilza Fellows, participaram, nesta quarta-feira (16), no auditório do Hospital Carlos Tortelly, do acolhimento de parte dos novos 267 médicos que irão reforçar a rede municipal de Saúde.
Já foram contratados 93 profissionais nesta primeira fase, entre psiquiatras e médicos para atuar em áreas como o SAMU, Programa Médico de Família e a Central de Regulação. Até maio, será iniciada a segunda etapa de contratações para médicos de diversas especialidades, como cardiologia, pneumologia, pediatria, ginecologia e obstetrícia, entre outras.
Rodrigo Neves saudou os novos profissionais de saúde e lembrou que contratar mais médicos para reduzir o tempo de espera por consultas era uma das metas de governo, concretizada em apenas 100 dias e com um número maior do que o prometido: 267 novos médicos em vez de 200.
O prefeito também destacou os investimentos feitos na área de saúde, sem depender exclusivamente das verbas do orçamento federal ou estadual.
“Nós continuamos praticamente com os mesmos R$ 180 milhões de 2013, repassados pelo governo federal. Enquanto isso, a Prefeitura, que investia R$ 70 milhões em 2013, está chegando a 850 milhões. Nós aumentamos em 10 vezes o investimento em Saúde. É o maior investimento proporcional em Saúde da história e do país. Por isso que nós estamos contratando mais médicos agora. Mas, evidentemente, a gente precisa melhorar cada vez mais a Saúde de Niterói e eu tenho muita consciência disso, e vamos fazer isso com os profissionais de Saúde engajados nesse projeto. Então, bem-vindos à rede municipal de Saúde”, disse.
Um dos novos médicos contratados é Daniel Pereira Balieiro, de 26 anos, que veio de Minas Gerais e vai trabalhar no Samu.
“Eu vim para fazer especialização em ortopedia, em Niterói, no Hospital Universitário Antônio Pedro, e me mudei para cá recentemente. Eu vi a oportunidade de trabalhar para o Samu no processo de contratação da Prefeitura, que abriu vagas e fui convocado. Eu já trabalhei antes no Samu, lá em Minas Gerais, e gostei muito, sempre tive essa vontade”, disse Daniel.
A secretária municipal de Saúde, Ilza Fellows, também deu as boas-vindas aos novos médicos e pediu engajamento na missão de servir à população.
“Eu gostaria de pedir para todos vocês que estão chegando que venham com a energia de querer servir bem aos nossos usuários da rede. São eles que esperam de nós o melhor atendimento. Eu sei que, por vezes, ao longo da nossa jornada, a gente fica cansado, a gente fica sobrecarregado, mas não podemos nunca perder o foco no nosso juramento, na nossa missão e compromisso de servir à população“, declarou.
Centro de Exames, Imagens e Especialidades – A Prefeitura de Niterói vai criar um Super Centro de Exames, Imagens e Especialidades na Região Oceânica para ampliar o acesso da população a exames de tomografia computadorizada, ressonância magnética, ultrassonografia, ecocardiograma, mamografia e raio-X, além de análises laboratoriais. A previsão é de que sejam realizados sete mil procedimentos por mês. A nova unidade será instalada na Avenida Francisco da Cruz Nunes, em um prédio onde funcionou um hospital privado. O processo de desapropriação do imóvel está sendo conduzido pela Procuradoria Geral do Município (PGM).