PAPA FRANCISCO MORRE AOS 88 ANOS

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano após 12 anos de pontificado
NITERÓI (21/04/2025, 2h35 BRT) – O Papa Francisco, 266º pontífice da Igreja Católica, morreu nesta segunda‑feira na Casa Santa Marta, no Vaticano. O cardeal camerlengo Kevin Farrell anunciou o óbito em vídeo oficial, informando que “às 7h35 deste manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai” (05h35 GMT; 2h35 em Brasília). 
Farrell proferiu ainda palavras de despedida em tom emocionado:
“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo comunicar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja, ensinando-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente pelos mais pobres e marginalizados.” 
Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, foi eleito papa em 13 de março de 2013, sucedendo Bento XVI. Tornou‑se o primeiro latino‑americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja, imprimindo ao seu pontificado um caráter pastoral e simples. Chamava atenção por sua moradia na Casa Santa Marta, pelo foco nos pobres, pela reforma da Cúria Romana e pelo engajamento em causas como proteção ambiental e acolhida de refugiados.  
Em fevereiro de 2025, o pontífice foi internado por pneumonia bilateral e permaneceu 38 dias no Hospital Gemelli, retornando ao Vaticano em 23 de março para recuperação na residência pontifícia. Na véspera de sua morte, concedeu a bênção Urbi et Orbi na Praça de São Pedro, em sua última aparição pública.  
Líderes mundiais reagiram com pesar. A primeira‑ministra italiana Giorgia Meloni lamentou a partida de “um grande homem, um grande pastor”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: “Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor pelos menos favorecidos.” 
Com a morte de Francisco, entrou em vigor o protocolo da Sede Vacante. O cardeal camerlengo assume a administração temporária do Vaticano até a convocação do conclave, que, segundo normas vaticanas, deve ocorrer entre 15 e 20 dias após o início do período sem pontífice.