PAPA FRANCISCO MORRE AOS 88 ANOS

PAPA FRANCISCO MORRE AOS 88 ANOS
Reprodução

Papa Francisco morre aos 88 anos no Vaticano após 12 anos de pontificado

NITERÓI (21/04/2025, 2h35 BRT) – O Papa Francisco, 266º pontífice da Igreja Católica, morreu nesta segunda‑feira na Casa Santa Marta, no Vaticano. O cardeal camerlengo Kevin Farrell anunciou o óbito em vídeo oficial, informando que “às 7h35 deste manhã, o Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai” (05h35 GMT; 2h35 em Brasília). 

Farrell proferiu ainda palavras de despedida em tom emocionado:

“Queridos irmãos e irmãs, com profunda tristeza devo comunicar a morte de nosso Santo Padre Francisco. Sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja, ensinando-nos a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente pelos mais pobres e marginalizados.” 

Nascido Jorge Mario Bergoglio em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936, foi eleito papa em 13 de março de 2013, sucedendo Bento XVI. Tornou‑se o primeiro latino‑americano e o primeiro jesuíta a liderar a Igreja, imprimindo ao seu pontificado um caráter pastoral e simples. Chamava atenção por sua moradia na Casa Santa Marta, pelo foco nos pobres, pela reforma da Cúria Romana e pelo engajamento em causas como proteção ambiental e acolhida de refugiados.  

Em fevereiro de 2025, o pontífice foi internado por pneumonia bilateral e permaneceu 38 dias no Hospital Gemelli, retornando ao Vaticano em 23 de março para recuperação na residência pontifícia. Na véspera de sua morte, concedeu a bênção Urbi et Orbi na Praça de São Pedro, em sua última aparição pública.  

Líderes mundiais reagiram com pesar. A primeira‑ministra italiana Giorgia Meloni lamentou a partida de “um grande homem, um grande pastor”. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, afirmou: “Ele inspirou milhões, muito além da Igreja Católica, com sua humildade e amor pelos menos favorecidos.” 

Com a morte de Francisco, entrou em vigor o protocolo da Sede Vacante. O cardeal camerlengo assume a administração temporária do Vaticano até a convocação do conclave, que, segundo normas vaticanas, deve ocorrer entre 15 e 20 dias após o início do período sem pontífice.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support