Operação contra motos irregulares em Niterói aborda 188 veículos e prende homem com passagem pela polícia

Uma grande operação de fiscalização envolvendo a Prefeitura de Niterói, o Detran-RJ, a Polícia Militar, a NitTrans e a Guarda Municipal foi realizada nesta quarta-feira (14) em diferentes pontos da cidade. A ação, com foco em motos irregulares e nos chamados “rolezinhos”, ocorreu em três turnos — manhã, tarde e noite — nas vias Everton da Costa Xavier (Serra da Várzea), Estrada Caetano Monteiro (Pendotiba) e Desembargador Lima Castro (Fonseca).
Ao longo do dia, foram abordadas 188 motocicletas. Destas, 145 resultaram em autuações por infrações de trânsito e 22 motos foram removidas para o depósito. Um homem foi preso por desobediência após tentar retirar à força sua moto de cima do reboque da operação. Segundo as autoridades, ele tentou fugir da blitz pela contramão, conduzia o veículo em alta velocidade e estava com o licenciamento vencido desde 2022.
Ainda de acordo com os agentes, o homem detido já possui anotação criminal por tráfico de drogas. Ele foi conduzido à 79ª DP (Charitas), onde foi autuado pelo crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal.
A ação faz parte do reforço nas fiscalizações determinado após o Ministério Público notificar a Prefeitura de Niterói, exigindo medidas mais rígidas contra os “rolezinhos” de motociclistas que vêm causando perturbação, especialmente durante a madrugada, com barulho excessivo e direção perigosa. A Prefeitura afirma que as operações continuarão de forma permanente em toda a cidade.