Niterói recebe a sexta edição do Campeonato Sul-Sudeste de Basquetebol Master

Niterói recebe a sexta edição do Campeonato Sul-Sudeste de Basquetebol Master
Foto: Prefeitura Municipal de Niterói/ Evento tem recorde de inscritos e conta com o patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer

Até domingo (4), Niterói será a casa do basquete. A cidade recebe a sexta edição do Campeonato Sul-Sudeste de Basquetebol Master, que tem patrocínio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL). Ao todo, 62 equipes e 646 atletas participam da competição, o que representa um novo recorde de inscritos na história do evento.

O torneio tem categorias diferentes para homens e mulheres e aceita competidores a partir dos 30 anos de idade. As partidas são disputadas nas quadras do CT Niterói Joga em Rede, no Barreto; dos colégios La Salle Abel e São Vicente, ambos em Icaraí, e do Clube Português de Niterói, no Ingá, que foi reformada recentemente. Além das partidas, haverá uma confraternização no Praia Clube São Francisco, neste sábado (3).

O prefeito Rodrigo Neves destaca o papel da cidade no apoio ao esporte e aos atletas em geral.

– Niterói abraça atletas de todas as idades, sejam amadores ou profissionais. Temos o Centro de Treinamento Niterói Joga em Rede, inaugurado no ano passado, e iniciativas como o Pesc, Parque Esportivo e Social do Caramujo, que estimulam a participação de crianças e jovens em atividades esportivas, além de muitos locais onde é possível a prática gratuita de atividades, como os complexos do Barreto e da Concha Acústica. Agora, estamos na disputa para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031, uma candidatura conjunta com o Rio de Janeiro. Antes mesmo do Pan lançaremos o Time Rio-Niterói, um programa de apoio aos atletas que tem o apoio do Comitê Olímpico Brasileiro, e vamos fazer cinco Ginásios Educacionais Olímpicos – diz o prefeito.

É a segunda vez que Niterói sedia o Campeonato Sul-Sudeste de Basquetebol Master. Na edição 2025, participam não apenas equipes de diversas cidades das regiões Sul e Sudeste, mas também atletas da Associação de Veteranos de Mato Grosso do Sul (AVBMS), da Região Centro-Oeste, convidados especialmente para o evento.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Carlos Gallo, observa que o esporte também contribui para a economia e o turismo da cidade.

– Niterói avançou na área de esportes e hoje estamos sediando vários eventos importantes. É crucial você investir no esporte e ver o retorno do público, retorno da rede hoteleira. Esse processo é muito importante para divulgar cada vez mais a cidade – afirma Gallo.

Paralelamente à competição haverá uma clínica gratuita de basquete, com a presença de Cadum e Israel, campeões pan-americanos de 1997, e a Feira Atípica, organizada pela Casa Atípica e gerenciada por mães atípicas empreendedoras. A feira estará presente nos ginásios oficiais do torneio, trazendo produtos especializados e promovendo tanto a inclusão social quanto o fortalecimento do empreendedorismo local.

A sexta edição do Campeonato Sul-Sudeste de Basquetebol Master é realizada pela Associação de Veteranos de Basquete de Niterói (AVBN) e pela Federação Brasileira de Basquete Master (FBBM).

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support