MPRJ realiza Congresso Estadual com foco em controle de ações policiais e decisão do STF

MPRJ realiza Congresso Estadual com foco em controle de ações policiais e decisão do STF
Foto: MPRJ

O procurador-geral de Justiça do Rio de Janeiro, Antonio José Campos Moreira, convidou os chefes dos Ministérios Públicos de todo o país para participarem do Congresso Estadual do MPRJ, que acontecerá entre os dias 14 e 16 de maio, na sede da instituição, no Centro do Rio.

Além dos debates previstos no congresso, o evento também sediará a primeira reunião do Grupo Nacional de Controle Externo da Atividade Policial (GNCEAP), em que será discutido o novo papel do Ministério Público frente à recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no julgamento da ADPF 635 — que determina maior efetividade no controle externo da atividade policial, especialmente em casos com mortes, reforçando a independência do MP nas investigações que envolvam agentes de segurança.

“Este é um tema de extrema relevância e atualidade. O Congresso será uma excelente oportunidade para troca de impressões sobre as determinações do STF”, afirmou Campos Moreira.

A discussão ocorreu durante a 3ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais (CNPG), realizada nesta quarta-feira (9) em Brasília. O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, participou do encontro e alertou para o crescimento da violência no país, destacando a importância do Ministério Público na formulação de estratégias nacionais contra o crime organizado.

Na ocasião, também foram assinados dois protocolos de intenções entre 25 MPs, incluindo o MPRJ, com foco no enfrentamento à violência doméstica e intrafamiliar contra as mulheres, além da promoção da educação infantil.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support