MPRJ discute acordo com a FIERJ para combater intolerância religiosa

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) recebeu, nesta segunda-feira (08/04), representantes da Procuradoria da Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (FIERJ) para tratar de um acordo de cooperação técnica voltado ao enfrentamento do antissemitismo e da intolerância religiosa em geral. O encontro foi promovido pela Coordenadoria de Direitos Humanos e Controle de Convencionalidade (CDHCC) e pelo Núcleo de Apoio às Vítimas (NAV), ambos vinculados à Subprocuradoria-Geral de Direitos Humanos e Proteção à Vítima (SUBDHPV).
A iniciativa faz parte de um movimento do MPRJ para estreitar laços com a sociedade civil e fortalecer ações em defesa da liberdade religiosa, independentemente de crença ou tradição. O diálogo institucional começou a se consolidar após a participação do MPRJ na Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, em janeiro, e se intensificou após reuniões com a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa do Rio, incluindo representantes de religiões de matriz africana.
Durante o encontro, realizado no edifício-sede do MPRJ, também participaram membros do Ministério Público atuantes na área de direitos humanos e vítimas, além de representantes jurídicos da FIERJ. A proposta do acordo é ampliar mecanismos de cooperação, troca de informações e fortalecimento de políticas públicas voltadas à proteção da liberdade religiosa e ao combate a discursos de ódio.