Maternidade de São Gonçalo oferece vários serviços a mães e recém-nascidos

Maternidade de São Gonçalo oferece vários serviços a mães e recém-nascidos
Fotos: Fabio Guimarães /Documentos, vacinas e exames são disponibilizados aos bebês

O mês de maio é marcado pelo Dia das Mães. E as genitoras atendidas na Maternidade Municipal Mário Niajar, no Mutondo, podem comemorar o mês e a data com serviços oferecidos que facilitam a vida delas e dos seus bebês. A maternidade, que atende 24h todos os dias da semana, tem cartório, posto do Detran, aplica vacinas e realiza testes nos recém-nascidos. Confira tudo o que é oferecido às mães gonçalenses.

Certidão – Assim que nasce, o bebê pode ser registrado na sala do Cartório de Registro Civil das Pessoas Naturais (RCPN) do 1º Distrito de São Gonçalo da unidade, que emite as certidões de nascimento gratuitamente. O cartório faz parte do Projeto Nascer Legal, uma iniciativa do Ministério Público do Rio de Janeiro. O Nascer Legal visa incentivar e facilitar o registro de nascimento das crianças dentro das maternidades do Estado. A meta é que, pelo menos, 90% dos bebês sejam registrados nos hospitais. 

Identidade – Com a certidão em mãos, a mãe pode seguir para o Posto de Atendimento de Identificação Civil do Detran, também dentro da maternidade. O local emite a primeira identidade do recém-nascido – a nova identificação civil, com validade nacional. Os pais também podem aproveitar para fazer as primeiras e segundas vias do documento. A unidade só atende aos pais de bebês nascidos no local e não precisam de agendamento. A implantação do serviço obedece a Lei Estadual nº 7088/2015 do Rio de Janeiro, que estabelece medidas para erradicar o sub-registro de nascimento no estado. 

Vacinação e testes – Oferecidos na maternidade, evitam que as mães saiam de casa com os bebês nos primeiros dias de vida. A unidade faz os testes do pezinho, orelhinha, linguinha e coraçãozinho. Desde 2001, os testes de triagem neonatal são um direito de todos os recém-nascidos através de leis e da implementação do Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN) do Ministério da Saúde. E as vacinas aplicadas no local são BCG (formas graves de tuberculose) e Hepatite B, as duas aplicadas ao nascer. 

Contracepção – Grávidas que dão entrada na maternidade podem sair com um método contraceptivo. A maternidade oferece a inserção do dispositivo intrauterino (DIU) e a injeção contraceptiva trimestral para todas as gestantes que realizam o parto na maternidade. Há também a possibilidade de fazer a ligadura, conforme os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde. 

Aleitamento materno – A importância do aleitamento materno é repassado para todas as mamães que tiveram seus bebês na maternidade. Diariamente, o pediatra, enfermeiros e técnicos passam em todas as enfermarias para orientar as puérperas. Não só orientação, mas ensinamentos, ajuda e estímulos são repassados para que a amamentação ocorra o mais naturalmente possível. A intenção é fazer com que as mães alimentem os bebês somente com o leite materno até os seis meses de idade.  

“A mãe que chega à maternidade municipal é beneficiada com vários serviços. A facilidade de conseguir registrar, tirar a identidade, vacinar e fazer testes nos recém-nascidos é um ganho enorme para as mães, bebês e toda a família. Sempre pensamos em melhorar a vida das mães e dos bebês gonçalenses, aumentando a oferta de serviços”, explicou a diretora administrativa, Pâmella Sousa.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support