Maricá reúne lideranças políticas para debater projetos de distribuição de renda e cidadania

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, promoveu neste domingo (25/05) o encontro “Caminhos para equidade social”, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. O evento contou com a participação especial do deputado estadual Eduardo Suplicy (SP), que liderou o debate sobre temas como renda básica e cidadania.
O parlamentar também foi homenageado com uma placa de honra ao mérito pelos serviços prestados à população brasileira no que diz respeito às questões que envolvem essas temáticas.
“É sempre uma satisfação falar sobre renda básica. Em 2015, em São Paulo, em uma palestra sobre direitos humanos, encontrei com o prefeito Washington Quaquá e ele me disse que queria aplicar a renda básica em Maricá. É bom ver o sucesso por aqui. Vai chegar o dia em que toda pessoa de Maricá vai poder receber o Mumbuca”, disse Suplicy.
Além do convidado de honra, estiveram presentes no encontro a deputada estadual Zeidan, a vereadora Adriana Costa, o secretário de Economia Solidária e Empreendedorismo Social, Matheus Gaúcho, o subsecretário da pasta, Adalton Mendonça, entre outras lideranças políticas.
Maricá se destaca quando o assunto é renda básica. A cidade se diferencia com o Banco Mumbuca operando a moeda social local para os cidadãos. Líderes de outras cidades do Brasil e do mundo procuram o município para entender a política social.
Congresso mundial
Em agosto, Maricá vai se tornar a segunda cidade do Brasil na história a sediar o Congresso da Rede Mundial da Renda Básica (BIEN, na sigla em inglês, Basic Income Earth Network). O evento, que ocorrerá nos dias 25 e 26 de agosto, trará debates sobre renda básica, economia solidária e proteção social, colocando em foco a experiência maricaense e de outras cidades brasileiras que se tornaram referências na implementação dessas políticas.