Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno

Maricá realiza campanha de incentivo à doação de leite materno
Foto: Thamyris Mello/ Atividade no Centro Materno Infantil reuniu lactantes e gestantes com palestras e orientações sobre amamentação

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu nesta segunda-feira (19/05) uma série de atividades para marcar o Dia Mundial de Doação de Leite Humano no Centro Materno Infantil, localizado na Rua Clímaco Pereira, nº 375, na região central da cidade. A mobilização incluiu a aplicação da vacina BCG (contra a tuberculose) e a triagem neonatal nos recém-nascidos, além de diálogos sobre questões ligadas à importância do aleitamento materno e seus benefícios para o desenvolvimento infantil.

Após a abertura da atividade, foi realizada uma palestra com o tema “Importância do aleitamento materno no desenvolvimento da criança”, ministrada pela nutricionista Jaqueline Gomes. Em seguida, os diálogos foram sobre a temática “Importância da doação de leite para bebês prematuros”, conduzidos pela pediatra Claudia Paiva Gonçalves.

O secretário de Saúde, Marcelo Velho, ressaltou o impacto do leite materno para o bem-estar dos bebês e o empenho para promover a amamentação no município.

“O apoio e incentivo ao aleitamento materno é um foco da nossa gestão, contribuindo com esse ato tão importante, que oferece nutrientes essenciais aos bebês, além de fortalecer o laço entre a criança e a mãe. O evento do Dia de Doação de Leite Humano representa esse cuidado e incentivamos que a população se una a essa corrente, doando e fortalecendo a vida dos pequenos e pequenas internadas em UTIs neonatais da região”, afirmou o secretário.

“Doar leite materno é um ato de amor que salva vidas. O leite materno favorece o desenvolvimento físico e emocional dos bebês, protege os recém-nascidos de infecções e previne o câncer de útero e ovário nas mães. O aleitamento é recomendado até os seis meses exclusivamente, mas a mãe pode amamentar até os dois anos ou mais. Além disso, a amamentação também promove um vínculo afetivo entre a mãe e o bebê”, reforçou a nutricionista Jaqueline Gomes.

Sala de apoio à amamentação
Para fortalecer o suporte ao desenvolvimento infantil, o município possui uma sala de coleta de leite humano e apoio à amamentação no Centro Materno Infantil. O material coletado é direcionado ao Banco de Leite do Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), em Niterói, ao qual o serviço é vinculado. O leite arrecadado contribui para o bem-estar de bebês internados em UTIs neonatais, especialmente os prematuros e recém-nascidos de baixo peso, que dependem desse alimento para sobreviver e se desenvolver de forma saudável.

A coleta é feita através de agendamento prévio por mensagens no WhatsApp (21) 2637-3395. Vale destacar que o espaço também oferece diversas orientações às mães que possuem dificuldades relacionadas à amamentação, como problemas na “pega” do bebê ou produção insuficiente de leite.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support