Maricá Filmes – primeira plataforma pública de streaming do Brasil – marcará presença no Rio2C

Maricá Filmes – primeira plataforma pública de streaming do Brasil – marcará presença no Rio2C
Foto: Prefeitura de Maricá/ Município se consolida como centro de criatividade e inovação no cenário audiovisual

A Prefeitura de Maricá, por meio do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e das Utopias, marca presença pela terceira vez consecutiva no Rio2C, maior evento de criatividade de América Latina. A edição deste ano acontece entre 27 de maio 1º de junho, na Cidade das Artes, no Rio de Janeiro.

Com um stand voltado para a Maricá Filmes, dedicado a promover a primeira plataforma de streaming pública do país, os projetos e as iniciativas do município para o audiovisual, e a realização de dois painéis de debate de alto nível, a cidade reforça seu engajamento ativo no fomento do desenvolvimento criativo e seu compromisso em se tornar uma referência para a cultura e a inovação no cenário nacional.

“Para nós, a ida ao Rio2C é o reconhecimento de que Maricá está na área audiovisual do país. Cada vez investimos mais em cultura e o Festival é parte do nosso início e é fundamental para os projetos na cidade”, declarou Claudio Gimenez, presidente do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM).

Os dois painéis programados proporcionarão momentos de aprendizado, troca de experiências e inspiração para todos os participantes do evento, destacando o potencial inovador de Maricá.

O que vai rolar

Na terça-feira (28/05), o foco se volta para o setor audiovisual com a discussão sobre as “Lacunas existentes entre a formação acadêmica e as práticas do mercado audiovisual”. O debate contará com a expertise de Patrícia Koslinski, Luciano Vidigal, Hsu Chien e Ana Angel, que compartilharão suas vivências e reflexões sobre a necessidade de um diálogo mais efetivo entre a academia e um mercado em constante transformação.

A mediação ficará por conta de Ana Abreu e trará como fio condutor a experiência bem-sucedida da Incubadora de Inovação Social em Cultura de Maricá, que oferece formação gratuita e qualificada na área audiovisual e exemplifica o compromisso do município em preparar profissionais para as demandas do mercado, fomentando o desenvolvimento do setor criativo local.

“Participar mais uma vez da Rio2C é motivo de muita satisfação. Esse painel demonstra que o nosso compromisso em preparar profissionais está tendo resultados positivos. É fundamental que continuemos a fomentar esse diálogo e a investir na capacitação dos talentos locais”, disse a gerente-geral da Incubadora em Cultura, Mariana Figueiredo.

Na sexta-feira (30/05), o painel será com Milton Cunha, AD Júnior e Gabriela Lopes sobre “Maricá, cidade das utopias e do Carnaval”. Com mediação de Aydano André Motta, o debate aprofundará a compreensão do Carnaval para além da festa, explorando seu papel como estratégia de desenvolvimento criativo, linguagem expressiva, manifestação cultural e ferramenta política.

O painel trará à tona a importância de fortalecer as identidades locais, valorizar os saberes construídos coletivamente e promover práticas sustentáveis. O objetivo central é evidenciar o poder da cultura na edificação de cidades vibrantes, participativas e verdadeiramente conectadas com sua essência.

A presença contínua de Maricá no Rio2C não apenas demonstra o crescente potencial das iniciativas culturais da cidade, mas também consolida o município como um centro de criatividade e inovação em constante ascensão.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support