Mais de 9 mil crianças foram identificadas pela Prefeitura de Maricá no Carnaval 2025

Mais de 9 mil crianças foram identificadas pela Prefeitura de Maricá no Carnaval 2025
Foto: João Vitor Costa

Ações de proteção social garantiram segurança e prevenção durante os dias folia

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, realizou uma série de ações durante o Carnaval 2025 para garantir a segurança e o bem-estar de crianças e pessoas em situação de vulnerabilidade. O balanço das iniciativas demonstra o impacto positivo das medidas preventivas e de atendimento realizadas nos dias de folia.

No período carnavalesco, 9.377 crianças foram identificadas. Nove delas foram rapidamente localizadas graças à pulseira de identificação. A campanha de prevenção contra o assédio infantil distribuiu 20 mil panfletos e 20 mil ventarolas, conscientizando a população sobre a importância da proteção dos menores. Além disso, 180 estabelecimentos foram visitados e identificados com cartazes para reforçar a proibição da venda de bebidas alcoólicas para menores de idade.

A assistência às pessoas em situação de rua também foi um dos focos do trabalho da Secretaria. Durante o Carnaval, 209 abordagens foram realizadas, resultando no encaminhamento de 74 pessoas para abrigos de pernoite. Para garantir uma atuação eficaz, 33 profissionais capacitados trabalharam diretamente nessas ações. O Conselho Tutelar foi acionado em seis chamadas de urgência, assegurando a proteção dos direitos das crianças.

Além dessas ações, a Prefeitura promoveu mais de 15 atividades e eventos nos abrigos institucionais, beneficiando 131 usuários com acesso à cultura, lazer, prevenção e redução de danos.

“Atuamos com equipes identificando as crianças nos bailes infantis, fizemos campanhas contra a venda de bebidas alcoólicas para menores e também sobre a prevenção ao abuso de crianças e adolescentes. Importante que o maricaense e nossos visitantes entendam que a cidade está aberta para o lazer e a diversão sempre com respeito e inclusão”, declarou o secretário de Assistência Social e Cidadania, José Carlos de Azevedo.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support