Itaboraí celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com pioneirismo na inclusão e referência nacional no atendimento a pessoas com TE

Itaboraí celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com pioneirismo na inclusão e referência nacional no atendimento a pessoas com TE
Foto; Prefeitura de Itaboraí

Nesta quarta-feira (02/04), Dia Mundial da Conscientização do Autismo, Itaboraí reafirma seu compromisso com a inclusão e o atendimento especializado para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O município abriga a primeira Clínica-Escola do Autista do Brasil, gerida pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), com parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA). Localizada no bairro Venda das Pedras, a unidade completou 11 anos de funcionamento nesta semana e se tornou referência nacional no acolhimento e tratamento multiprofissional de autistas.

Atualmente, Itaboraí conta com duas unidades da Clínica-Escola do Autista, uma em Venda das Pedras e outra em Manilha. As instituições públicas são especializadas no atendimento a pessoas com TEA, oferecendo um serviço igualitário e acesso a terapias de saúde em um processo multiprofissional de inclusão. Os atendimentos incluem psicologia, fisioterapia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicomotricidade, terapia ocupacional, serviço social, nutrição e neurologia, além de atendimento educacional individualizado e especializado. As unidades contam com salas de atendimento, secretaria, recepção e toda a infraestrutura necessária para acolher as famílias e proporcionar um serviço de excelência.

O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, destacou a importância da Clínica-Escola e o orgulho de o município ser referência nacional no atendimento a pessoas com TEA.

“A Clínica-Escola do Autista de Itaboraí é um exemplo para o Brasil. Temos orgulho de ser pioneiros e de ver tantas cidades buscando nosso modelo para oferecer mais qualidade de vida para pessoas com TEA. Nosso compromisso é seguir investindo e ampliando esse atendimento para garantir um futuro melhor para essas famílias”, afirmou Marcelo Delaroli..

Com um modelo inovador, a unidade inspirou diversas cidades do Brasil a implementarem projetos semelhantes. O sucesso da iniciativa tem atraído prefeitos e gestores de diversos municípios interessados em replicar o projeto. Apenas nas últimas semanas, representantes de várias cidades do estado do Rio de Janeiro visitaram Itaboraí para conhecer o funcionamento da Clínica-Escola.

Cidades como Cascavel (PR), Santos (SP), Tanguá (RJ), Mogi das Cruzes (SP), Anápolis (GO), Campina Grande (PB), Silva Jardim (RJ), Petrolina (PE) e Paty do Alferes (RJ) já implantaram unidades inspiradas na experiência de Itaboraí. A cada semana, novas delegações visitam a cidade em busca de conhecimento e orientação para reproduzir esse modelo de sucesso.

A subsecretária de Cuidados Especiais e idealizadora da Clínica-Escola do Autista, Berenice Piana, que também é coautora da Lei Federal 12.764/12,  que institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, ressaltou a importância do projeto e seu impacto na inclusão social.

“Quando criamos a primeira Clínica-Escola do Autista, nosso objetivo era garantir um atendimento digno e especializado para as pessoas com TEA. Hoje, ver esse projeto inspirando tantas cidades e transformando vidas é uma enorme satisfação. Seguimos trabalhando para ampliar ainda mais esse impacto”, destacou Berenice.

Vale ressaltar que a Clínica-Escola do Autista de Venda das Pedras está passando por obras de ampliação, com o objetivo de elevar ainda mais a qualidade do atendimento prestado à população.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support