Itaboraí assina acordo de cooperação técnica para incentivar destinação solidária do Imposto de Renda

Itaboraí assina acordo de cooperação técnica para incentivar destinação solidária do Imposto de Renda
Foto: Prefeitura de Itaboraí

A Prefeitura de Itaboraí deu mais um passo importante no fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência. Nesta quarta-feira (07/05), foi assinado, no Salão Nobre da sede do Executivo, o Acordo de Cooperação Técnica entre o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de Janeiro (CRCRJ) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, gestora do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

A formalização do acordo ocorreu durante o Workshop “Imposto Solidário: Sua Declaração Muda Destinos”, idealizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com apoio do CRCRJ, da OAB – Subseção Itaboraí e da própria Prefeitura. A parceria tem como principal objetivo dinamizar localmente a campanha “Se Renda à Infância”, com foco na realização de ações voltadas à orientação dos contadores que atuam no município sobre a possibilidade de destinação de parte do Imposto de Renda aos fundos municipais.

A programação do workshop contou com palestras informativas e inspiradoras voltadas à conscientização sobre o Imposto Solidário. O evento teve início com a palestra “A Importância da Destinação do Imposto de Renda para os Fundos da Criança e do Adolescente”, ministrada por Antônio Lopes de Carvalho Neto, representante da Receita Federal do Brasil. Em seguida, o contador Francisco José de Araújo, Vice-Presidente de Política Institucional do CRCRJ, falou sobre “Como Fazer a Destinação do seu Imposto de Renda”. A programação também incluiu uma Mesa-Redonda Institucional, discutindo “O Impacto Social da Campanha de Destinação”, que teve os seguintes participantes:
* Dra. Rhamile Sodré, Promotora de Justiça da Infância e Juventude
* Dra. Rosana Albuquerque, Juíza da Infância e Juventude
* Dr. Levy Colle, Presidente da 25ª Subseção da OAB
* Dra. Geilza Gonçalves, Representante do Fundo da Criança e do Adolescente

A secretária de Desenvolvimento Social, Mariany Monteiro Baldow, representou o município na assinatura do termo. Já o CRCRJ foi representado por seu vice-presidente de Política Institucional, Francisco José de Araújo. A cooperação prevê a promoção de oficinas, capacitações e campanhas educativas voltadas à classe contábil, fortalecendo a conscientização sobre o papel cidadão dos profissionais da área na mobilização de recursos para projetos sociais.

“Quero agradecer também à Prefeitura de Itaboraí pelo apoio e incentivo a essa importante iniciativa em nosso município. A destinação do Imposto de Renda é fundamental para o desenvolvimento de políticas públicas voltadas às crianças e aos adolescentes. Espero que este evento alcance muitas pessoas e que possamos aproveitar ao máximo esse recurso em benefício da nossa população”, destacou Mariany.

Com a parceria firmada, o município espera aumentar significativamente o volume de recursos destinados ao Fundo da Criança e do Adolescente, ampliando o apoio a projetos sociais e fortalecendo a rede de proteção.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support