Iniciativa integra o Pacto Niterói Contra a Violência, acolhe responsáveis atípicos e promove autoestima, acolhimento e bem-estar

Iniciativa integra o Pacto Niterói Contra a Violência, acolhe responsáveis atípicos e promove autoestima, acolhimento e bem-estar
Foto: Prefeitura de Niterói/ Iniciativa integra o Pacto Niterói Contra a Violência, acolhe responsáveis atípicos e promove autoestima, acolhimento e bem-estar

 O Espaço Nova Geração, no Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca, que integra o programa Pacto Niterói Contra a Violência, vai lançar o projeto “Entre Nós”. Os objetivos são estimular a cultura da paz e promover inclusão social. A iniciativa busca acolher responsáveis atípicos, oferecendo suporte para a autoestima, acolhimento e o bem-estar destas mulheres.

A abertura do projeto ocorrerá nesta quinta-feira (15), às 14h, no Ciep Anísio Teixeira, que foi municipalizado e reformado pela Prefeitura de Niterói em 2019, após mais de 15 anos fechado. Atualmente, o espaço possui turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio no período da manhã e oferece atividades de inclusão social no contraturno, beneficiando jovens e famílias da região.

“Quando começamos o Pacto Niterói contra a Violência, sabíamos que trabalhando a base e levando autoestima para as comunidades em várias frentes estaríamos no caminho certo. Não estamos falando somente de um evento, mas de tudo o que representa a realização de ações que levam dignidade para os moradores”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.

O evento contará com atividades como massagem facial, depilação, esmaltação, música ao vivo, recreação infantil e sorteios. Após o lançamento, o projeto continuará com dois encontros mensais com palestras, rodas de conversa e workshops.

A coordenadora do Espaço Nova Geração Fonseca, Sabrina Loureiro, ressaltou a importância do projeto. “É fundamental cuidar de quem cuida. Esses responsáveis abdicam de muitas coisas para proporcionar uma vida melhor para seus filhos. Queremos relembrar o quanto eles são únicos e especiais”, disse Sabrina Loureiro.

O Pacto Niterói Contra a Violência, desenvolvido com apoio técnico de instituições como a Comunitas, o Instituto Cidade Segura e o Instituto Argumento, tem como objetivo a redução da violência por meio da articulação de políticas públicas que promovam cidadania, oportunidades e qualidade de vida. O pacto integra ações como o Cercamento Eletrônico, a Rede Mediar, o Escritório Social, o projeto Poupança Escola e o programa Niterói Jovem EcoSocial. A iniciativa envolve a participação de diversas secretarias e administrações regionais, consolidando uma abordagem multidisciplinar no enfrentamento à violência.

A coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência, Graça Raphael, destaca a importância de atividades que estimulam o fortalecimento da cultura da paz. “Todo o projeto do pacto trabalha valores de empatia, solidariedade, fraternidade, respeito mútuo e convivência harmoniosa para a cultura da paz em nossa sociedade. Cada vez que realizamos atividades com os jovens e seus familiares, estamos promovendo a cultura da paz em nossa cidade e caminhando para ampliar os objetivos desta política tão importante”, explicou Graça Raphael.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support