Iniciativa integra o Pacto Niterói Contra a Violência, acolhe responsáveis atípicos e promove autoestima, acolhimento e bem-estar

O Espaço Nova Geração, no Ciep Anísio Teixeira, no Fonseca, que integra o programa Pacto Niterói Contra a Violência, vai lançar o projeto “Entre Nós”. Os objetivos são estimular a cultura da paz e promover inclusão social. A iniciativa busca acolher responsáveis atípicos, oferecendo suporte para a autoestima, acolhimento e o bem-estar destas mulheres.
A abertura do projeto ocorrerá nesta quinta-feira (15), às 14h, no Ciep Anísio Teixeira, que foi municipalizado e reformado pela Prefeitura de Niterói em 2019, após mais de 15 anos fechado. Atualmente, o espaço possui turmas da Educação Infantil ao Ensino Médio no período da manhã e oferece atividades de inclusão social no contraturno, beneficiando jovens e famílias da região.
“Quando começamos o Pacto Niterói contra a Violência, sabíamos que trabalhando a base e levando autoestima para as comunidades em várias frentes estaríamos no caminho certo. Não estamos falando somente de um evento, mas de tudo o que representa a realização de ações que levam dignidade para os moradores”, destacou o prefeito Rodrigo Neves.
O evento contará com atividades como massagem facial, depilação, esmaltação, música ao vivo, recreação infantil e sorteios. Após o lançamento, o projeto continuará com dois encontros mensais com palestras, rodas de conversa e workshops.
A coordenadora do Espaço Nova Geração Fonseca, Sabrina Loureiro, ressaltou a importância do projeto. “É fundamental cuidar de quem cuida. Esses responsáveis abdicam de muitas coisas para proporcionar uma vida melhor para seus filhos. Queremos relembrar o quanto eles são únicos e especiais”, disse Sabrina Loureiro.
O Pacto Niterói Contra a Violência, desenvolvido com apoio técnico de instituições como a Comunitas, o Instituto Cidade Segura e o Instituto Argumento, tem como objetivo a redução da violência por meio da articulação de políticas públicas que promovam cidadania, oportunidades e qualidade de vida. O pacto integra ações como o Cercamento Eletrônico, a Rede Mediar, o Escritório Social, o projeto Poupança Escola e o programa Niterói Jovem EcoSocial. A iniciativa envolve a participação de diversas secretarias e administrações regionais, consolidando uma abordagem multidisciplinar no enfrentamento à violência.
A coordenadora do Pacto Niterói Contra a Violência, Graça Raphael, destaca a importância de atividades que estimulam o fortalecimento da cultura da paz. “Todo o projeto do pacto trabalha valores de empatia, solidariedade, fraternidade, respeito mútuo e convivência harmoniosa para a cultura da paz em nossa sociedade. Cada vez que realizamos atividades com os jovens e seus familiares, estamos promovendo a cultura da paz em nossa cidade e caminhando para ampliar os objetivos desta política tão importante”, explicou Graça Raphael.