Gonçalenses participam do Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

Gonçalenses participam do Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)
Fotos: Renan Otto/ Ao todo, 68 locais no município estavam vacinando com o imunizante

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo realizou, neste sábado (10), o Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Ao todo, 68 locais aplicaram o imunizante das 8h às 17h. Centenas de gonçalenses aproveitaram a oportunidade para atualizar as suas cadernetas de vacinação com esse e outros imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.

A vacina da gripe disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra a gripe suína (H1N1), contra a gripe sazonal (H3N2) – que são duas variantes do vírus Influenza tipo A – e contra uma cepa viral da Influenza tipo B. O objetivo da campanha foi vacinar 90% do público-alvo contra a gripe. Todos os gonçalenses com mais de seis meses estavam autorizados a participar da campanha.

Saulo Rodrigues, de 43 anos, foi um dos que tomaram a vacina da gripe no Dia D. Ele esteve no Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto, junto com sua filha Laura, de 7 anos, que tomou as vacinas da gripe e da Covid-19. Saulo afirma que vacinar é algo muito importante e que essa mensagem é ensinada para sua filha desde sempre.

“A vacina é importante para frearmos os vírus, mas, muita gente ainda não leva a sério. É importante se proteger! Eu soube pela divulgação que teria a vacinação, fora que minha esposa é da área da saúde, então, eu soube desse dia e não perdi tempo. A Laura hoje acordou até animada porque iria tomar a vacina”, disse o militar, que é morador de Nova Cidade. Laura, a filha dele, afirmou que a vacina não doeu. “Foi muito rápido e não doeu nada, foi só uma picadinha”, contou.

A estudante Milena Queiroz, de 17 anos, também não perdeu tempo e resolveu se vacinar nesse sábado.

“Eu acho importante a gente se prevenir e isso ajuda toda a população a lutar contra o vírus. Vim com minha mãe e nós duas tomamos a vacina. Eu soube que ia ter essa vacinação pelas redes sociais da Prefeitura e não perdi tempo. Fomos atendida de forma rápida e foi só uma picadinha, que não dói nada. Espero que todos venham se vacinar nesse dia”, disse a moradora do bairro Estrela do Norte.

O professor Alexandre da Silva Ferreira, de 47 anos, esteve com a esposa no PAM Neves para a vacinação. Além do casal, os três filhos dele também estavam presentes e atualizaram suas cadernetas de vacinação: Cecília, de 7 anos; Gabriel, de 4 anos; e Bento, de 1 ano e 4 meses.

“Eu soube do Dia D pela internet e pela televisão. Aí não perdemos tempo e viemos logo para atualizar as cadernetas de vacinação. A vacina é importante para a gente e para toda a sociedade, é isso o que, inclusive, ensinamos lá em casa para as crianças”, afirmou o morador do Porto Novo.

A vacina da gripe pode ser administrada com outros imunizantes e medicações. As contraindicações são para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de forma grave de alergia a doses anteriores.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support