Gonçalenses participam do Dia D de vacinação contra a gripe neste sábado (10)

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo realizou, neste sábado (10), o Dia D de Mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (gripe). Ao todo, 68 locais aplicaram o imunizante das 8h às 17h. Centenas de gonçalenses aproveitaram a oportunidade para atualizar as suas cadernetas de vacinação com esse e outros imunizantes que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação.
A vacina da gripe disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) é a trivalente, que protege contra a gripe suína (H1N1), contra a gripe sazonal (H3N2) – que são duas variantes do vírus Influenza tipo A – e contra uma cepa viral da Influenza tipo B. O objetivo da campanha foi vacinar 90% do público-alvo contra a gripe. Todos os gonçalenses com mais de seis meses estavam autorizados a participar da campanha.
Saulo Rodrigues, de 43 anos, foi um dos que tomaram a vacina da gripe no Dia D. Ele esteve no Polo Sanitário Washington Luiz Lopes, no Zé Garoto, junto com sua filha Laura, de 7 anos, que tomou as vacinas da gripe e da Covid-19. Saulo afirma que vacinar é algo muito importante e que essa mensagem é ensinada para sua filha desde sempre.
“A vacina é importante para frearmos os vírus, mas, muita gente ainda não leva a sério. É importante se proteger! Eu soube pela divulgação que teria a vacinação, fora que minha esposa é da área da saúde, então, eu soube desse dia e não perdi tempo. A Laura hoje acordou até animada porque iria tomar a vacina”, disse o militar, que é morador de Nova Cidade. Laura, a filha dele, afirmou que a vacina não doeu. “Foi muito rápido e não doeu nada, foi só uma picadinha”, contou.
A estudante Milena Queiroz, de 17 anos, também não perdeu tempo e resolveu se vacinar nesse sábado.
“Eu acho importante a gente se prevenir e isso ajuda toda a população a lutar contra o vírus. Vim com minha mãe e nós duas tomamos a vacina. Eu soube que ia ter essa vacinação pelas redes sociais da Prefeitura e não perdi tempo. Fomos atendida de forma rápida e foi só uma picadinha, que não dói nada. Espero que todos venham se vacinar nesse dia”, disse a moradora do bairro Estrela do Norte.
O professor Alexandre da Silva Ferreira, de 47 anos, esteve com a esposa no PAM Neves para a vacinação. Além do casal, os três filhos dele também estavam presentes e atualizaram suas cadernetas de vacinação: Cecília, de 7 anos; Gabriel, de 4 anos; e Bento, de 1 ano e 4 meses.
“Eu soube do Dia D pela internet e pela televisão. Aí não perdemos tempo e viemos logo para atualizar as cadernetas de vacinação. A vacina é importante para a gente e para toda a sociedade, é isso o que, inclusive, ensinamos lá em casa para as crianças”, afirmou o morador do Porto Novo.
A vacina da gripe pode ser administrada com outros imunizantes e medicações. As contraindicações são para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de forma grave de alergia a doses anteriores.