Gonçalenses participam de ação para erradicação do sub-registro

Gonçalenses participam de ação para erradicação do sub-registro
Fotos: Fabio Guimarães/ Ônibus da Justiça Itinerante recebeu o programa Registre-se nesta quarta-feira

Na manhã desta quarta-feira (14), a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de São Gonçalo, através do Comitê de Sub-Registro, participou do programa Registre-se, no ônibus da Justiça Itinerante, no Laranjal.

O Programa “Registre-se”, que representa a Semana Nacional do Registro Civil, é uma iniciativa do Conselho Nacional de Justiça, a fim de erradicar o sub-registro civil de nascimento e garantir a pessoas em situações de vulnerabilidade o acesso à documentação básica. 

“São Gonçalo é muito grande, então precisamos trabalhar bastante e chegar aos locais onde essas pessoas sem documentação estão. Iniciativas como a de hoje consolida e dá visibilidade ao nosso trabalho. E, já estamos ampliando esse atendimento. Além da atuação do comitê na Venda da Cruz, estamos oferecendo serviços como esse nos Ecopontos do município”, destacou a subsecretária de Proteção Social Especial, Daiana Izabel.

A ação gratuita no Laranjal, realizada pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, ofereceu atendimentos de casos de registros civis tardios, além de emissão de isenção para segunda via de certidões de nascimento, casamento e óbito.

“Hoje, no Rio de Janeiro, temos cerca de 30 comitês de sub-registro e São Gonçalo foi uma das cidades escolhidas para essa parceria, por toda atuação do comitê municipal. Ter um movimento nacional como esse aqui é um marco importante para a cidade”, afirmou a superintendente de Pessoas Desaparecidas e Documentação Básica, Jovita Belfort, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos.

O morador do Galo Branco, Mario Correia, conseguiu, de forma tardia, a sua certidão de nascimento e sua filha, Estefani Franco, de 31 anos, contou um pouco sobre essa experiência.

“Foi um processo complicado, antes mesmo de eu nascer ele já não tinha documento. A equipe do Comitê de São Gonçalo nos ajudou e demos início à procuração há um tempo. Hoje, conseguimos pegar a certidão dele. É muito bom ter esse serviço e fico feliz que ele conseguiu, pois às vezes ele precisa de um atendimento de saúde e era difícil sem documentação,” relatou Estefani.

Durante todo o ano, o Comitê de Sub-registro de São Gonçalo, que fica na Rua Dr. Porciúncula, 395, na Venda da Cruz, realiza acompanhamentos de casos de registros tardios junto à Justiça Federal, regularização e solicitação de CPF, emissão de gratuidade para segunda via de documentos e também atendimentos de casos de regularização junto à Polícia Federal.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support