GAECO/MPRJ e Polícia Civil cumprem mandados contra organização criminosa atuante no camelódromo da Uruguaiana

GAECO/MPRJ e Polícia Civil cumprem mandados contra organização criminosa atuante no camelódromo da Uruguaiana
Foto: MPRJ

O Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GAECO/MPRJ), em conjunto com a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO-IE) da Polícia Civil, cumpre, nesta quinta-feira (22/05), 11 mandados de prisão e 9 de busca e apreensão contra integrantes de uma organização criminosa que atuava no Centro Comercial da Uruguaiana, no Centro do Rio. A operação Feira Livre II decorre de denúncia do GAECO/MPRJ contra 14 integrantes do grupo criminoso perante a 1ª Vara Criminal Especializada em Organizações Criminosas da Capital. Eles vão responder pelos delitos de organização criminosa armada, extorsão, usurpação de função pública e lavagem de dinheiro.

Entre os alvos estão um policial civil aposentado e um policial penal que colaboravam com as atividades ilícitas.

As investigações apontam que o grupo se apropriou da administração da Associação Comercial da Uruguaiana, utilizando segurança armada e ameaças para extorquir comerciantes, mediante a cobrança de “taxa social” e “taxa de segurança”. Em caso de inadimplência, os comerciantes eram submetidos a cortes de energia e expulsões.

Além das extorsões, a organização realizava a gestão ilegal de espaços públicos, promovendo a venda e locação irregular de boxes. Também praticava lavagem de dinheiro, utilizando empresas de fachada e laranjas, inclusive uma lavanderia, para mascarar a origem dos recursos. A denúncia descreve a atuação de integrantes responsáveis pela contabilidade, intimidação armada e administração das extorsões, além da participação de agentes públicos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support