Gabriel Monteiro deixa presídio após decisão da Justiça

O ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro, deixou o Presídio Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), na Zona Oeste da cidade, na noite desta sexta-feira (20). Preso desde novembro de 2022, ele foi beneficiado por uma decisão da 34ª Vara Criminal do Rio, que concedeu sua liberdade com a imposição de medidas cautelares.
Entre as restrições impostas pela Justiça, Monteiro terá que usar tornozeleira eletrônica, permanecer no município do Rio de Janeiro, comparecer periodicamente em juízo e evitar contato com pessoa determinada pela decisão judicial. Ele tem cinco dias para se apresentar para a instalação da tornozeleira.
A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que recebeu o alvará de soltura e seguiu os procedimentos para sua liberação. O ex-parlamentar deixou a unidade por volta das 20h10, após assinar os documentos exigidos.
Trajetória e polêmicas
Gabriel Monteiro ganhou projeção nacional como youtuber e, posteriormente, ingressou na política, sendo eleito vereador em 2020 pelo PSD com 60.326 votos, ficando atrás apenas de Carlos Bolsonaro (PL) e Tarcísio Motta (PSOL). Em agosto de 2022, teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar, com 48 votos a favor e apenas dois contrários.
Antes de entrar na política, Monteiro serviu na Polícia Militar do Rio de Janeiro, onde acumulou 16 transgressões disciplinares e foi classificado com “mau comportamento”, a pior avaliação da corporação. Ele chegou a ser demitido da PM, mas foi reintegrado por decisão judicial.
Agora, com a liberdade concedida pela Justiça, resta saber quais serão os próximos passos do ex-vereador.
FACTHO – Informação com responsabilidade.