Gabriel Monteiro deixa presídio após decisão da Justiça

Gabriel Monteiro deixa presídio após decisão da Justiça
Reprodução: Gabriel Monteiro

O ex-vereador do Rio de Janeiro, Gabriel Monteiro, deixou o Presídio Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), na Zona Oeste da cidade, na noite desta sexta-feira (20). Preso desde novembro de 2022, ele foi beneficiado por uma decisão da 34ª Vara Criminal do Rio, que concedeu sua liberdade com a imposição de medidas cautelares.

Entre as restrições impostas pela Justiça, Monteiro terá que usar tornozeleira eletrônica, permanecer no município do Rio de Janeiro, comparecer periodicamente em juízo e evitar contato com pessoa determinada pela decisão judicial. Ele tem cinco dias para se apresentar para a instalação da tornozeleira.

A Secretaria Estadual de Administração Penitenciária (Seap) confirmou que recebeu o alvará de soltura e seguiu os procedimentos para sua liberação. O ex-parlamentar deixou a unidade por volta das 20h10, após assinar os documentos exigidos.

Trajetória e polêmicas

Gabriel Monteiro ganhou projeção nacional como youtuber e, posteriormente, ingressou na política, sendo eleito vereador em 2020 pelo PSD com 60.326 votos, ficando atrás apenas de Carlos Bolsonaro (PL) e Tarcísio Motta (PSOL). Em agosto de 2022, teve o mandato cassado por quebra de decoro parlamentar, com 48 votos a favor e apenas dois contrários.

Antes de entrar na política, Monteiro serviu na Polícia Militar do Rio de Janeiro, onde acumulou 16 transgressões disciplinares e foi classificado com “mau comportamento”, a pior avaliação da corporação. Ele chegou a ser demitido da PM, mas foi reintegrado por decisão judicial.

Agora, com a liberdade concedida pela Justiça, resta saber quais serão os próximos passos do ex-vereador.

FACTHO – Informação com responsabilidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support