Fora da sala de aula: alunos da Escola do Idoso visitam AquaRio e têm manhã de muito aprendizado

Fora da sala de aula: alunos da Escola do Idoso visitam AquaRio e têm manhã de muito aprendizado
Crédito: David Reis/ Estudantes da unidade do Centro de Maricá aprenderam sobre vida marinha e conservação dos oceanos

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Educação, segue proporcionando momentos únicos na vida dos alunos da Escola do Idoso. Na manhã desta quarta-feira (07/05), a turma da unidade do Centro ultrapassou os limites maricaenses para uma excursão ao AquaRio, no Rio de Janeiro, considerado o maior aquário marinho da América do Sul.

A atividade faz parte de uma política de expansão de conhecimento que não se limita apenas ao que é ensinado na sala de aula. No local, os alunos puderam aprender sobre a vida marinha, ecossistemas e a importância da conservação dos oceanos. Além disso, os idosos tiveram acesso a diversas espécies de peixes, corais, tubarões e outros animais marinhos.

O grupo contou com 40 alunos, que aprovaram a iniciativa e, entre uma série de aprendizados, aproveitaram também para literalmente mergulhar em um mundo desconhecido e realizar sonhos.

“Foi uma felicidade estar aqui. Sempre passei em frente e tive vontade de conhecer. Hoje tive essa felicidade. Quando eu soube que ia poder participar desse momento, foi a realização de um sonho. Uma alegria que não sei nem como explicar. Achei tudo muito lindo”, disse Maria da Conceição de Souza, de 61 anos, moradora de Cordeirinho e aluna da Escola do Idoso do Centro.

O AquaRio recebe pessoas do mundo inteiro e se tornou um dos principais pontos de visitação do Rio de Janeiro. Além do impacto turístico, o processo educativo que acontece no local acaba ressignificando a relação de todos com a natureza.

“É muito importante para nós recebermos a Escola do Idoso. Além de apresentarmos conteúdos transformadores, já que muitos estão aqui pela primeira vez, o AquaRio também é estudado como uma ferramenta de terapia. Então nosso objetivo é tornar o ambiente dessas pessoas mais tranquilos. Esperamos que Maricá, como cidade oceânica, sempre participe dos nossos projetos”, completou Leonardo Avelar, biólogo marinho e gestor do setor de conservação do AquaRio.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support