Exposição “Olhar pelo Axé” chega à Casa das Artes de São Gonçalo

Exposição “Olhar pelo Axé” chega à Casa das Artes de São Gonçalo
Foto: Prefeitura Municipal de São Gonçalo/ Mostra visa valorizar e desmistificar a religião Umbanda

Na sexta-feira (16), a partir das 18h, a Casa das Artes de São Gonçalo abre suas portas para a abertura da exposição “Olhar pelo Axé”, da fotógrafa Sarah Almeida. A Casa das Artes fica na Rua Coronel Moreira César, Zé Garoto, e a visitação poderá ser feita de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita.  

A mostra é fruto de um projeto que busca valorizar e desmistificar a religião Umbanda, promovendo o reconhecimento da cultura afro-brasileira e enfrentando o preconceito religioso. Por meio de uma seleção cuidadosa de imagens e textos explicativos, a exposição convida o público a mergulhar na riqueza simbólica, espiritual e humana da Umbanda, uma religião genuinamente brasileira, marcada por sua diversidade, acolhimento e resistência.

Nas palavras da curadoria, “a exposição é um convite para olhar a religião Umbanda através das lentes da fotografia. A exposição não se limita a registrar uma prática religiosa, mas revela a profundidade de uma cultura que resiste, transforma e acolhe. Nas suas imagens, o axé se revela como a força que conecta o sagrado à vida cotidiana, a ancestralidade à contemporaneidade, o corpo à alma”.

“Olhar pelo Axé” evidencia como a pesquisa e a arte podem se tornar ferramentas potentes de transformação social, oferecendo um olhar respeitoso e sensível sobre a espiritualidade afro-brasileira e suas conexões com a identidade cultural do Brasil.

Serviço:

Data: 16 de maio 

Horário: 18h

Local: Casa das Artes (Rua Coronel Moreira César, Zé Garoto)

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support