Duas exposições homenageiam trajetórias marcantes na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres em Itaboraí

Duas exposições homenageiam trajetórias marcantes na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres em Itaboraí
Foto: Prefeitura de Itaboraí

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT), em Itaboraí, recebe neste mês duas exposições que mergulham na memória, na história e na representatividade: “Antonio Soares Lopes: Sua História é uma Glória” e “Mulheres Pioneiras do Brasil”, da artista plástica Amanda Gomes.

ANTONIO SOARES LOPES: SUA HISTÓRIA É UMA GLÓRIA
Organizada pela Comissão dos Eventos do Centenário de Antonio Soares Lopes e pelo Grupo Memórias da Pedra Bonita Escondida na Água, a mostra reúne fotos, documentos e objetos pessoais que retratam a trajetória deste ilustre itaboraiense. A exposição percorre momentos marcantes da vida de Lopes, desde suas origens e formação acadêmica até sua atuação no Colégio Cenecista Alberto Torres (CCAT), onde começou a trabalhar em 1951, ano da criação do Ginásio.

A mostra também destaca sua participação como um dos primeiros membros do Rotary Club de Itaboraí, no início dos anos 1970. Nascido em 23 de maio de 1926, Antonio Soares Lopes deixou um legado educacional e comunitário de valor inestimável para o município. Esta exposição marca o início das comemorações pelo seu centenário, convidando familiares, ex-alunos, professores e toda a comunidade a reviver e reconhecer sua contribuição à cidade.

A exposição “Antonio Soares Lopes: Sua História é uma Glória” poderá ser visitada entre os dias 8 e 27 de maio.

MULHERES PIONEIRAS DO BRASIL
Já a exposição da artista plástica Amanda Gomes presta homenagem a brasileiras que romperam barreiras e abriram caminhos com pioneirismo e coragem. Iniciado durante a pandemia, o projeto “Mulheres Pioneiras do Brasil” tem como objetivo dar visibilidade às trajetórias de mulheres que lutaram pela conquista de direitos e marcaram a história do país.

Apresentada pela primeira vez na Casa de Cultura em 2022 com dez retratos, a exposição retorna agora com mais 20 aquarelas inéditas na chamada “Fase 2” do projeto. Com estilo realista, uso monocromático e domínio de luz e sombra, Amanda eterniza essas figuras com sensibilidade e técnica refinada. Formada em Artes pela UFRJ, com especialização em Gravura, a artista se inspirou nas raízes do desenho, da pintura e da linguagem do mangá para desenvolver sua identidade artística.

A nova fase da exposição “Mulheres Pioneiras do Brasil” estará em cartaz de 6 a 31 de maio, com abertura no dia 6 às 18h.

As duas exposições estarão abertas ao público na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de conexão com histórias de vida que inspiram e transformam.

SERVIÇO:
– Local: Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres – Centro, Itaboraí
– Visitação: Terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 17h às 21h
– Período: Mulheres Pioneiras do Brasil – de 6 a 31 de maio (abertura dia 6/5 às 18h); Antonio Soares Lopes: Sua História é uma Glória – de 8 a 27 de maio
– Entrada gratuita

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support