Conservação realiza mutirão para doar sangue no Hemonúcleo de São Gonçalo

Conservação realiza mutirão para doar sangue no Hemonúcleo de São Gonçalo

Ação faz parte da campanha “Dando o sangue por você”

Mais de 30 funcionários da Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo participaram, na manhã desta sexta-feira (14), da campanha “Dando o sangue por você”, que incentiva a doação de sangue entre os servidores municipais. A ação aconteceu no Hemonúcleo de São Gonçalo. Nas próximas duas sextas-feiras do mês, mais funcionários da secretaria estarão realizando a doação. A expectativa é que mais de 100 servidores da pasta participem da campanha.

A subsecretária de Conservação, Lay Borges, destacou a importância da ação para o município. “Temos hoje 38 pessoas aqui, dentre funcionários do Departamento de Conservação e Obras (DCO) e da Subsecretaria de Parques e Jardins. É uma atitude importante e empática, de amor ao próximo, os bancos de sangue do município sempre precisam desse suporte. É importante termos essa consciência como cidadãos e também como servidores”, afirmou.

A campanha foi idealizada pela secretária de Saúde, Dra. Bianca Serour, com objetivo de promover a solidariedade entre os servidores e conscientizar a população sobre a importância de doar sangue. A meta é aumentar o estoque do Hemonúcleo de São Gonçalo.

Carlos Augusto Antunes Baptista, pedreiro do 1º DCO, foi um dos servidores que doou sangue. “Se todo gonçalense tiver atitudes como esta, o estoque de sangue nunca ficará vazio. É uma atitude muito boa, fazemos o bem ao próximo”, disse ele, que é morador do Boa Vista.

Além da Secretaria de Conservação, já participaram da campanha servidores das Secretarias de Saúde, Comunicação Social, Administração, Ordem Pública e Assistência Social.

Para além dos servidores – A doação de sangue é incentivada também para os moradores do município, já que é um procedimento que pode salvar vidas. Para a doação, não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a ação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

Também é necessário estar em boa condição de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade; e pesar, no mínimo, 50 quilos. No caso dos jovens de 16 e 17 anos, é necessária uma autorização dos pais ou responsáveis legais para realizar a doação e deve ser entregue com uma cópia autenticada da identidade do responsável.

Outras exigências são: não ter nenhum processo inflamatório; não ter feito piercing e tatuagem há menos de seis meses, não estar gripado, não ter nenhuma doença transmitida pelo sangue; não ter tido hepatite após os 11 anos de idade; não ter evidência clínica ou laboratorial de doenças sexualmente transmissíveis, como hepatite B e C, aids (vírus HIV), doenças ligadas ao vírus HTLV I e II; não ter doença de chagas, não ter tido malária e não pode fazer uso de drogas ilícitas injetáveis. As restrições são, ainda, para pessoas que têm doenças autoimunes, diabetes e hipertensão.

O Hemonúcleo de São Gonçalo funciona na Praça Estephânia de Carvalho, s/nº, anexo ao Polo Sanitário Washington Luiz, Zé Garoto, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30, exceto feriados e pontos facultativos.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support