‘Baldinho do Bem’: voluntários ajudam a vida em Maricá a ser mais saudável

‘Baldinho do Bem’: voluntários ajudam a vida em Maricá a ser mais saudável
Crédito: Bernardo Gomes/ Desde 2023, projeto proporciona troca de resíduos orgânicos por mudas e sementes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura e Pecuária, realizou mais uma edição do ‘Baldinho do Bem’ na manhã deste sábado (10/05), na Praça Agroecológica de Araçatiba. Das 9h às 11h, o projeto mais uma vez contou com o apoio de voluntários já conhecidos e novos cadastrados que trocaram resíduos orgânicos por mudas e sementes para plantação.

“Esse projeto significa vida. O lixo acaba não sendo lixo. É reaproveitado como ouro. Quem tem em casa, tem que participar. Hoje tenho oito composteiras e incentivo meus vizinhos a terem também”, disse Patrícia da Costa Silva, de 42 anos, que se deslocou de Ponta Negra até Araçatiba. Ela é voluntária do ‘Baldinho do Bem’ desde o início do projeto.

Assim como a Patrícia, atualmente, quase 3 mil pessoas se tornaram voluntárias e ajudam a vida maricaense a ser mais sustentável. Quem chega no local pela primeira vez recebe um balde para juntar resíduos de alimentos como cascas de legumes e frutas, borras de café e casca de ovo.

Toda essa coleta é transformada em adubo para a produção de alimentos orgânicos nas Praças de Araçatiba e Guaratiba, nas hortas do Parque Nanci, Itapeba, Marine (São José do Imbassaí) e Flamengo; além da Fazenda Municipal Joaquin Piñero, no Espraiado.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support