Arraial do Cabo inscreve doze projetos para 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde

Arraial do Cabo inscreve doze projetos para 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde
Foto: Prefeitura de Arraial do Cabo

O município de Arraial do Cabo inscreveu 12 projetos para 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde. O evento é uma iniciativa do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro (Cosems RJ) e da Plataforma Ideia SUS da Fiocruz. De acordo com informações dos organizadores serão selecionadas 24 experiências que serão apresentadas em um evento presencial no dia 29 de abril.

Os trabalhos selecionados para representar a Secretaria de Saúde de Arraial do Cabo são iniciativas desenvolvidas nas unidades de saúde como o Hospital Geral e as Estratégias de Saúde da Família. Os projetos vão desde iniciativas com pacientes internados, passando por alunos da rede municipal de ensino, pescadores, gestantes, profissionais da saúde até familiares e cuidadores de pessoas debilitadas. 

De acordo com o regulamento os 18 primeiros trabalhos classificados, estarão automaticamente selecionados para a 20ª MOSTRA “BRASIL, AQUI TEM SUS” que acontecerá durante o XXXVIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde – CONASEMS, que acontece de 15 a 18 de junho de 2025, em Belo Horizonte/MG.

Essa edição institui o “Prêmio Suely Osório”, concedido aos três primeiros colocados da mostra, homenageando a apoiadora falecida em 2024 por sua trajetória profissional dedicada à defesa do SUS. As experiências selecionadas contarão com uma “Curadoria em Saúde do IdeiaSUS-FIOCRUZ”, pelo período de um ano, com produção de vídeo e publicação de livro sobre as práticas. A primeira colocação terá financiamento de hospedagem e transporte aéreo de um responsável para a participação no Congresso do Conasems.

Relação dos projetos submetidos: 

Estratégias Visuais para melhorar a adesão ao tratamento em pacientes com baixa literacia em saúde;
Vozes da Superação: Compartilhamento de vivências oncológicas fortalecendo o cuidado continuado; 
Unidade Móvel no distrito de Pernambuca: experiência da ESF Sabiá no município de Arraial do Cabo;
Projeto Viva sem dor; O impacto da pesca na saúde bucal dos pescadores;

Facilitando o caminho: promoção do acesso a programas de saúde;

Palavras que curam: um projeto de humanização em saúde:
Programa Saúde na Escola em ação;
Implantação de Ferramenta Visual como facilitador no processo das rotinas diárias dos ACSs.

Pré-natal domiciliar: estratégia para o acompanhamento de gestantes de alto risco e faltosas.

Ação Educativa: prevenção de gravidez e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) na adolescência;
Assistência e conscientização para pessoas com TEA e familiares.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support