Arraial do Cabo é exemplo de boas práticas administrativas, segundo o TCE-RJ

Arraial do Cabo é exemplo de boas práticas administrativas, segundo o TCE-RJ
Foto: Prefeitura de Arraial do Cabo /Após auditoria do Tribunal de Contas, a Prefeitura adotou nova norma para reduzir riscos e padronizar contratações temporárias

O município de Arraial do Cabo foi citado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) como exemplo de boas práticas administrativas. Isso porque, após auditoria operacional, a Prefeitura passou a adotar medidas corretivas, atendendo aos apontamentos do órgão. Entre as mudanças destacadas pelo TCE-RJ está a publicação da Instrução Normativa nº 01/2024, em 21 de outubro de 2024, no Diário Oficial do Município.

A normativa estabelece critérios e procedimentos para contratações temporárias em situações de excepcional interesse público, padronizando etapas e requisitos no âmbito da administração direta.

A inspeção realizada pelo TCE-RJ foi conduzida, em 2024, pela Coordenadoria de Auditoria em Admissão e Gestão de Pessoal (1ª CAP), vinculada à Subsecretaria de Controle de Pessoal. O foco foi avaliar a legalidade das admissões feitas em 2023 e propor alternativas para reduzir a dependência dessa modalidade, fomentando a eficiência e a economicidade na gestão pública. A equipe do TCE-RJ foi recebida pela Secretaria Municipal de Educação, que cedeu espaço e estrutura para o trabalho dos auditores.

A nova norma incorporou o mapeamento dos fluxos de contratação temporária, com base nas orientações da equipe de auditoria. A padronização proposta visa à redução de riscos legais e operacionais, ao aumento da transparência e à facilitação do trabalho de fiscalização, tornando os processos mais uniformes em todas as secretarias municipais.

Conforme descrito no relatório dos auditores do Tribunal de Contas:

“A iniciativa demonstra o comprometimento da Prefeitura de Arraial do Cabo com a melhoria da gestão e reflete a efetividade da atuação do TCE-RJ. A auditoria operacional, ao adotar uma abordagem orientativa e dialógica, reafirma seu papel não apenas de controle, mas de fomento à boa governança.”

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support