Alunos da Rede Municipal de Arraial do Cabo participam da etapa classificatória para a Olimpíada Brasileira de Foguetes

Alunos da Rede Municipal de Arraial do Cabo participam da etapa classificatória para a Olimpíada Brasileira de Foguetes
Foto: Prefeitura de Arraial do Cabo

Dois alunos da Rede Municipal de Arraial do Cabo participam da etapa classificatória para a 19ª Olimpíada Brasileira de Foguetes (ObaFog). Ambos estudantes fazem parte do Projeto Atcheza, do Núcleo Tecnológico Municipal, da Subsecretaria de Ciências e Tecnologia. Na sexta-feira (16), sob a coordenação da professora Ana Paula Góes, eles realizaram os lançamentos dos foguetes no gramado do Estádio Municipal Hermes Barcellos. 

A ObaFog faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). De acordo com o regulamento da competição, para se classificar na etapa eliminatória, cada foguete tem que alcançar 100 metros de distância. Os lançamentos foram registrados em vídeo, em área com medidores que comprovaram a distância atingida pelos foguetes. Ambos projetos ultrapassaram a marca de 100 metros. 

Os estudantes participantes são: Paulo Henrike Soares Gomes, da EJA (Educação de Jovens e Adultos) da Escola Municipal Francisco Luiz Sobrinho, em Monte Alto, e Javier Emiliano Salles Sanders, do Colégio Municipal Francisco Porto de Aguiar. Os dois confeccionaram os próprios foguetes usando garrafas pets e fitas adesivas. A base de lançamento, que é feita de cano PVC, foi produzida sob orientação da professora Ana Paula Góes.

Essa não é a primeira competição que Arraial do Cabo participa. No ano passado, a equipe Atcheza XY, composta por alunos da Escola Municipal Francisco Luiz Sobrinho, conquistou o 1º lugar na categoria 4 da Olimpíada da Região dos Lagos de Foguetes (Orlafog), realizada em Armação dos Búzios.

“Atividades como essa reforçam o ensino prático das ciências entre os nossos alunos. Primeiro realizamos testes e depois os lançamentos valendo classificação. O foguete de ambos ultrapassou a marca dos 100 metros. Os dois já estão inscritos na plataforma da 28ª Olimpíada Brasileira de Astronomia. Na segunda etapa, eles vão concorrer em nível nacional. O resultado será divulgado no dia 31 de maio”, conta a professora. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support