Acolhidos do abrigo municipal e alunos da oficina de teatro da Casa de Cultura assistem espetáculo na UERJ

Em uma ação que uniu arte, cidadania e inclusão social, a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres (CCHAT) e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SEMDS) promoveram, na última quinta-feira (15/05), um passeio ao Teatro Odylo Costa Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com os alunos da oficina de teatro oferecida na instituição e com acolhidos do abrigo municipal de Itaboraí.
Durante a visita, os participantes assistiram ao clássico espetáculo “Auto da Compadecida”, de Ariano Suassuna. Para muitos dos acolhidos, essa foi a primeira experiência em um teatro.
Ana Maria, coordenadora do abrigo municipal, destacou a importância do momento.
“Foi a primeira vez que os acolhidos foram ao teatro. Alguns até confundiram com cinema e perguntaram onde estava a TV. Isso mostra como é essencial proporcionar novas experiências culturais. Além de conhecerem um espaço diferente, eles tiveram a oportunidade de descobrir formas de entretenimento que antes não conheciam”, expressou a coordenadora.
Gabriel Matos, professor da oficina de teatro da Casa de Cultura, também comentou sobre a experiência.
“Fiquei muito feliz em vê-los rindo e se divertindo com o espetáculo. Muitos nunca tinham pisado em um teatro. Espero que essa vivência desperte o interesse deles pela arte e que isso possa contribuir positivamente em suas vidas. Que essa tenha sido apenas a primeira de muitas outras vezes”, finalizou o professor.
A iniciativa reforça o papel da cultura como ferramenta de transformação social e o compromisso da Prefeitura de Itaboraí em ampliar o acesso da população às manifestações artísticas e culturais, promovendo inclusão, cidadania e desenvolvimento humano.