Abordagem Social encaminha 27 pessoas em situação de rua para Casa Abrigo de Maricá

Ação faz parte de uma série de medidas de acolhimento e reinserção social de quem vive em circunstâncias de vulnerabilidade
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu na noite de segunda-feira (05/05) mais uma ação de abordagem a pessoas em situação de rua no Centro. Durante a iniciativa, 27 pessoas foram encaminhadas para Casa Abrigo Ernani Gomes Duarte, em Araçatiba. Foram realizadas orientações sobre acesso a serviços socioassistenciais, além do apoio humanizado para reinserção social. A ação contou com parceria das secretarias de políticas para a Terceira Idade, Pessoas com Deficiência, Segurança Cidadã e da Polícia Militar.
“Ações integradas como essa serão mais frequentes, pois aqui fazemos assistência social com cidadania! A abordagem humanizada é essencial. Não se trata apenas de oferecer abrigo, mas de construir vínculos e resgatar a dignidade”, destacou o secretário de Assistência Social, José Carlos de Azevedo.
“É um trabalho conjunto das áreas de assistência, saúde e trabalho, buscando oferecer acolhimento e reintegração familiar. Essa união é essencial para enfrentar essa questão complexa de forma completa em Maricá”, completou a subsecretária de Assistência Social e Cidadania, Simone Almeida.
Sônia foi uma das abordadas durante a ação e comentou sobre o serviço. “Eu fui muito bem abordada pelos agentes e trabalhadores. Estou no abrigo e recebi uma cama, roupas de banho e comida. Tudo isso com muito cuidado e respeito. Gostei muito, pois estava passando frio nessas noites”, disse a idosa, que estava dormindo na Rodoviária do Povo, em Maricá.
Os secretários envolvidos na ação visitaram as Casas de Acolhimento e conheceram de perto a estrutura e o funcionamento do serviço oferecido à população em situação de rua pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania. Um dos visitantes foi o secretário executivo de Gestão de Governo, Arlen Pereira, que destacou a importância das ações conjuntas para o município. “Essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura com os munícipes e com quem precisa, ainda mais quando temos várias secretarias unidas com o mesmo propósito. A atuação integrada entre as secretarias é fundamental para garantir uma resposta eficaz, humanizada e contínua às pessoas em situação de rua”, ressaltou.
Para o secretário de Segurança Cidadã, Júlio Veras, o trabalho intersetorial é essencial: “A integração entre as secretarias é fundamental. Pessoas em situação de rua precisam de acolhimento e proteção, não de abordagem policial”, afirmou.