Prefeito de Niterói conversa em Brasília sobre cooperação para o Vida Nova No Morro

Prefeito de Niterói conversa em Brasília sobre cooperação para o Vida Nova No Morro
Foto : Luciana Carneiro / Como vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Rodrigo Neves recebeu notícia do Ministério do Planejamento sobre nova base de verbas para municípios

O prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, tratou, nesta quarta-feira (21), em Brasília, do programa de cooperação que o Município está alinhando com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para a consolidação do Programa Vida Nova no Morro. A iniciativa prevê ampliação do acesso a serviços como saúde, educação e cultura; capacitação profissional; urbanização; desenvolvimento social e segurança pública. Será uma das principais ações sociais e urbanísticas a serem implantadas na cidade e vai beneficiar 80 comunidades.

O prefeito se reuniu com a secretária nacional de Relações Internacionais do Ministério do Planejamento, Viviane Vecchi, e com o secretário da Comissão de Financiamento Externo (COFIEX) da pasta, Filipe Tomás, com o objetivo de discutir diversos projetos futuros para Niterói.

“Essa articulação é estratégica e representa um passo decisivo para levar mais dignidade, infraestrutura e oportunidades para as comunidades da nossa cidade. É tempo de avançar. Foi uma reunião muito boa sobre um programa de cooperação que está se buscando junto ao BID. É um planejamento bem integrado, que vai promover uma vida nova nas comunidades e também ações na área de segurança pública. Tenho certeza de que esse investimento vai fazer toda a diferença na qualidade de vida das pessoas”, afirmou Rodrigo Neves.

Além da agenda relacionada ao programa Vida Nova No Morro, o prefeito também participou, na qualidade de vice-presidente de Relações Internacionais da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), de reuniões com boas notícias para os municípios brasileiros. Entre elas, o aumento do volume de acordos de cooperação internacional e a ampliação das possibilidades de financiamento para projetos urbanos e ambientais.

A secretária Viviane Vecchi destacou que a ampliação dos limites de acesso aos financiamentos internacionais pela COFIEX e pelo Ministério do Planejamento traz novas oportunidades para os municípios.

“Temos agora os limites verde ambiental e climático, e o limite em real. Também reduzimos o número mínimo de habitantes para participar, de 90 mil para 80 mil, e em municípios de fronteira para 50 mil. Isso amplia ainda mais as possibilidades de investimento para os municípios”, afirmou Viviane Vecchi.

O prefeito também comemorou o crescimento do volume de acordos de cooperação internacional.

“Tínhamos, em média, US$ 5 bilhões de acordos com as cidades e estamos chegando neste ano a US$ 15 bilhões. Isso é excelente para ampliar os investimentos em infraestrutura e na qualidade de vida das pessoas que vivem nas nossas cidades”, disse Rodrigo Neves.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support