São Gonçalo inaugura novo ecoponto na Praça Zé Garoto

São Gonçalo inaugura novo ecoponto na Praça Zé Garoto
Fotos: Renan Otto/ Este é o terceiro ponto para entrega de material reciclável do município

A cidade de São Gonçalo agora possui mais um ecoponto, que foi inaugurado nesta manhã de sexta-feira (16), na Praça Estephânia de Carvalho, no Zé Garoto. No local, as pessoas poderão trocar resíduos e materiais recicláveis por dinheiro digital, creditado em um cartão que pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais de São Gonçalo. O município já possui outros dois pontos de troca: um no Barro Vermelho e outro em Santa Luzia.

A inauguração do novo ecoponto, que funciona em um contêiner instalado na praça, contou com a presença do prefeito Capitão Nelson, que destacou a importância da iniciativa e afirmou que mais dois ecopontos serão instalados nos próximos meses.

“Com os ecopontos, damos sustento para pessoas que trocam material reciclável por dinheiro digital e ajudamos a emitir documentação necessária, através da Assistência Social, para aquela pessoa que chegar nos ecopontos e não tiver documentos. Somos um município com mais de 1 milhão de habitantes e produzimos muitos resíduos. Estamos aqui educando a nossa população, evitando que o lixo seja descartado de forma irregular nas ruas, ajudando a evitar alagamentos, por exemplo. Agradeço a todos os envolvidos!”, disse.

Durante o evento, foi celebrado também o Dia Mundial da Reciclagem, comemorado no dia 17 de maio. O evento contou com a distribuição de mudas e brindes, exposições de empresas parceiras que realizam reciclagem e feira de artesanato do Projeto Lidera Mulher, desenvolvido pela Subsecretaria de Políticas Públicas para as Mulheres. Além disso, foram apresentados projetos da Secretaria de Meio Ambiente e Transportes, como o “Projeto Meu Ambiente” e o “Estudo Vivo”, focados nos alunos das escolas municipais.

O projeto é uma iniciativa da campanha “Limpa São Gonçalo” e foi desenvolvido pela Secretaria de Conservação da Prefeitura de São Gonçalo, com o apoio da Eccos Sustentável. O Ecoponto surgiu a partir da Meta 18 do Plano Estratégico Novos Rumos,elaborado pela Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais (Semgipe), que prevê a implantação da coleta seletiva de lixo no município.

Edson Leal, secretário de Conservação, afirmou que mais dois Ecopontos estão em planejamento: um no Alcântara e outro na unidade de Tribobó do Sest Senat.

“Esse Ecoponto novo é central, toda a população circula por aqui. Nosso objetivo é mostrar cada vez mais a importância do nosso projeto, da coleta seletiva, da reciclagem. Os ecopontos ajudam o meio ambiente e também as mais diversas famílias que trocam seus resíduos por dinheiro digital. É muito bom ver São Gonçalo no caminho sustentável! Estamos com um quarto ecoponto no Assaí do Alcântara praticamente finalizado e o quinto que será em Tribobó”, disse.

Edson Freitas, consultor ambiental que atua nos ecopontos, também destacou a localização estratégica do novo espaço.

“Muita gente faz políticas públicas olhando para o presente, mas o prefeito Capitão Nelson pensa no futuro com os Ecopontos. No futuro dos nossos filhos e netos, do nosso planeta. Ele é um exemplo de política sustentável no nosso país. Esse terceiro ecoponto fica em um ponto estratégico, que gera muitos resíduos”, afirmou.

Nos ecopontos, são aceitos materiais recicláveis de plásticos (garrafas PET, potes, embalagens de plástico em geral), papéis (jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel), vidros (potes de alimentos, garrafas, copos, cacos de vidro), metais (latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, panelas de alumínio, cobre, ferro), eletros (aparelhos de televisão, computadores, celulares, eletrodomésticos, rádios, geladeira, microondas) e óleo de cozinha vegetal usado.

Quem quiser descartar seus resíduos poderá ir até a praça do Zé Garoto e trocá-los por dinheiro digital no contêiner do ecoponto. De lá, os resíduos serão separados e levados por um caminhão para os outros Ecopontos, onde, ao final, serão encaminhados para empresas de reciclagem.

Marcelle Dias, de 30 anos, foi uma das gonçalenses que trocou seus resíduos por dinheiro na inauguração do novo ecoponto.

“É muito legal ver os resíduos sendo trocados por dinheiro. É uma coisa boa para o meio ambiente e para o planeta. Eu vim aqui, pesei alguns resíduos e troquei por um voucher. Agora, vou fazer o cadastro aqui no sistema e trocar o voucher com os detalhes dos meus resíduos por dinheiro digital. Eu já conhecia projetos de ecopontos, mas essa é a primeira vez que venho e me cadastro”, disse a gestora ambiental, que é moradora do bairro Estrela do Norte.

Vale destacar que o ecoponto venceu a etapa estadual do XII Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora (PSPE), que ocorreu em março de 2024, na categoria Sustentabilidade e Meio Ambiente.

Os dois ecopontos já existentes reciclaram mais de 400 toneladas de materiais. O novo espaço funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, na Praça Zé Garoto, seguindo os horários dos outros dois existentes, que funcionam na Rua Lúcio Tomé Feteira, no Barro Vermelho; e na Rua Visconde Seabra, em Santa Luzia.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support