Itaboraí celebra o centenário de Antonio Soares Lopes com exposição na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres

Itaboraí celebra o centenário de Antonio Soares Lopes com exposição na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres
Foto: Prefeitura de Itaboraí

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres recebeu, na última quinta-feira (08/05), a abertura da exposição “Antonio Soares: sua história é uma glória”, em homenagem aos 100 anos de vida do ilustre itaboraiense Antônio Soares Lopes. A mostra, que celebra seu centenário em vida, reúne fotografias, vídeos, objetos pessoais e documentos que resgatam a trajetória de um dos nomes mais marcantes da história e da educação do município.

A cerimônia de inauguração contou com música ao vivo nos Jardins de Heloísa, emocionando o público presente e reunindo familiares, amigos, autoridades, ex-alunos e admiradores da vida e obra de Antonio Soares. A iniciativa é fruto de uma articulação entre a Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e o grupo Memórias, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura.

Durante a abertura, o gestor da CCHAT e subsecretário municipal de Cultura, Alan Mota, destacou a importância de preservar a memória de figuras históricas como o homenageado.

“Enquanto gestor, sempre penso o mês de maio como um tempo de preservação da memória e da história. A glória do doutor Antonio está aqui, em vida conosco, sendo homenageado com a família e com todos os que reconhecem sua contribuição para a cidade. Essa exposição é mais que uma mostra, é um ato de reconhecimento e respeito por quem tanto fez por Itaboraí”, afirmou o gestor.

Emocionado, o filho do homenageado, Eduardo Lopes, também fez um discurso marcante, ressaltando a gratidão por ter um pai presente e dedicado.

“Um dia ele vai embora, mas ficarão marcadas as obras que deixou. Ele sempre deu um jeito de ajudar, especialmente as crianças. Seja com bolsas de estudo, com apoio em momentos difíceis ou com palavras de incentivo. Independente de ser meu pai, ele foi um homem próspero, amigo e sempre presente. Queria que ele vivesse 200 anos”, declarou.

Antonio Soares Lopes, conhecido carinhosamente como “Mocinho”, nasceu em 8 de outubro de 1896, na localidade de Cachoeiras dos Bagres, município de Rio Bonito. Casou-se em 1921 e fixou residência em Lagoa Verde, então parte do 5º distrito de Itaboraí. Agricultor, político e defensor da educação, Antônio deixou como legado não só sua atuação comunitária, mas também a inspiração que motivou a criação da Escola Municipal Vereador Antonio Duarte Lopes, fundada pela Lei nº 45 de 1997, em sua homenagem.

A exposição ficará aberta ao público na Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres e é uma oportunidade de revisitar a história de um homem que, com simplicidade e coragem, ajudou a construir o presente de Itaboraí.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support