Alunos de escola municipal na Amendoeira aprendem sobre reciclagem

Alunos de escola municipal na Amendoeira aprendem sobre reciclagem
Fotos: Julio Diniz/ Nesta quinta-feira (8), foi desenvolvida a atividade 'Caixa Misteriosa'

Mais de 20 alunos do 4° ano do ensino fundamental da Escola Municipal Margarida Rosa Marques Galvão, na Amendoeira, participaram do “Projeto Meu Ambiente”, nesta tarde de quinta-feira (8). A atividade ‘Caixa Misteriosa’ trabalhou com as crianças o tema da reciclagem.

A atividade consistia nos alunos retirando da ‘Caixa Misteriosa’ itens como papéis, garrafas plástica, papelão, dentre outros. A partir daí, era debatido se o material era reciclável e o tempo que demorava para se decompor no meio ambiente, demonstrando para as crianças a importância da reciclagem e de não jogar lixo nas ruas.

A iniciativa, desenvolvida pela Secretaria de Meio Ambiente e Transportes da Prefeitura de São Gonçalo, em parceria com a Secretaria de Educação, propõe um processo contínuo de ensino-aprendizagem interdisciplinar dentro das escolas, estimulando a reflexão sobre sustentabilidade e preservação ambiental, além de promover a conscientização sobre datas comemorativas relacionadas à educação ambiental, integrando esses temas à prática pedagógica ao longo do ano letivo.

Os temas são desenvolvidos pelos próprios professores das unidades de ensino. É o que afirma Glauce Batista Junior, educadora ambiental e coordenadora do projeto.

“Nós atuamos de acordo com o tema que os professores pedem e daí desenvolvemos a atividade. Hoje fizemos sobre reciclagem, explicando sobre os ‘três erres’, que referem-se aos princípios de sustentabilidade que são ‘Reduzir, Reutilizar e Reciclar’. Já fizemos sobre o dia da água, do solo, dos animais, e inclusive sobre reciclagem. Todas as atividades fazem parte do Programa Municipal de Educação Ambiental”, afirmou.

Ana Julya da Cruz, de 9 anos, foi uma das alunas que participou do jogo da ‘Caixa Misteriosa’. “Eu adorei, achei muito legal! Foi a primeira vez que aconteceu e eu queria que tivesse mais vezes”, disse ela, que retirou uma garrafa plástica da caixa.

Ao todo, nove escolas municipais foram selecionadas para integrar o projeto. Nessas unidades, professores e alunos trabalharão juntos em atividades educativas voltadas para a sensibilização ambiental. 

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support