São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio

São Gonçalo reduz taxa de mortalidade por infarto do miocárdio
Fotos: Ascom / Implantação de programa municipal é destaque em evento na Fiocruz

A Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Gonçalo participou da 5ª Mostra Estadual de Práticas de Saúde na sede da Fiocruz, em Manguinhos, Rio de Janeiro, na última terça-feira (29). Promovida pelo Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems RJ) e pela IdeiaSUS Fiocruz, a mostra reuniu 24 experiências exitosas de todo o Estado do Rio. São Gonçalo apresentou o trabalho chamado de “Implantação da linha de cuidado do infarto agudo do miocárdio no município de São Gonçalo/RJ”. 

Para a realização da mostra foram inscritos 179 trabalhos. E apenas 24 foram selecionados por uma comissão julgadora para a apresentação. O caso de São Gonçalo ficou em sexto lugar entre todos os inscritos. Os trabalhos selecionados para apresentação foram classificados obedecendo a critérios como caráter inovador; resultados alcançados; relevância; aplicabilidade; alinhamento às diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS); organização e apresentação do texto.

A pesquisa de São Gonçalo foi realizada entre os anos de 2022 e 2024 e mostrou que houve diminuição da taxa de mortalidade de 13,1% em 2022 para 6,6% em 2023 e 3,7% em 2024. O tempo médio de internação também apresentou diminuição, passando de 11,8 dias em 2022 para 4,2 dias em 2023 e 2,3 dias em 2024, o que representa não só a qualificação da assistência, mas também a otimização do gerenciamento de custos das unidades.

O sucesso da implantação da Linha de Cuidados contou com o Hospital do Câncer e do Coração (HCCOR), na Lagoinha, que possibilitou maior acesso da população ao tratamento adequado e em tempo hábil. Um dos grandes marcos da unidade de saúde foi o cateterismo. Nos dois anos da pesquisa, foram realizados 3.853 procedimentos. A unidade, que começou a funcionar em dezembro de 2022, permitiu expandir e qualificar o atendimento e, consequentemente, a redução na mortalidade hospitalar por infarto.

“Este resultado evidencia a relevância da utilização de ferramentas de gestão que possibilitam a execução de projetos inovadores e bem-sucedidos, com base em análises técnicas qualificadas de dados públicos, fundamentais para embasar decisões estratégicas.

Os 18 primeiros trabalhos classificados na Mostra Estadual estarão automaticamente selecionados para a “20ª Mostra Brasil, aqui tem SUS”, que será realizada de 15 a 18 de junho, em Belo Horizonte (MG), durante o 38º Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e nosso município é um forte candidato”, explicou o subsecretário de Urgência e Emergência, Aclécio Araújo.

O trabalho de São Gonçalo é uma iniciativa da Subsecretaria de Urgência e Emergência, que objetivou avaliar a implantação da Linha de Cuidado do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) no município e seu impacto na mortalidade hospitalar. Os resultados indicam avanços significativos na assistência ao IAM na cidade.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support